Politica

Argentina recebe apoio da França em renegociação da dívida com FMI

Depois de Paris, Fernández segue para a Itália, onde se encontrará com o presidente Sergio Mattarella e com o primeiro-ministro Mario Draghi

Agência France-Presse
postado em 12/05/2021 12:59 / atualizado em 12/05/2021 12:59
 (crédito: LUDOVIC MARIN)
(crédito: LUDOVIC MARIN)

O presidente argentino, Alberto Fernández, recebeu nesta quarta-feira (12/5) o apoio do francês, Emmanuel Macron, para a renegociação da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com o Clube de Paris.

"Queremos que a Argentina chegue o mais rápido possível a um acordo com o Fundo Monetário Internacional para um programa que restaure a estabilidade macroeconômica do país. Conheço seus esforços, presidente, e a França está ao seu lado", disse Macron, ao receber Fernández no Palácio do Eliseu para um almoço de trabalho.

"Também encorajamos a Argentina a negociar de forma construtiva com os credores do Clube (de Paris), de acordo com os princípios do Clube. Acredito que isso é muito importante para toda população", acrescentou o presidente francês.

O presidente argentino disse, por sua vez, ter "enormes expectativas em poder avançar com o presidente Macron", a quem agradeceu pelo apoio nas negociações com os credores.

"Em todo esse tempo, tanto nas negociações com credores privados quanto nas tarefas de negociação que realizamos com o Clube de Paris e com o FMI, a França sempre nos acompanhou", declarou o dirigente peronista.

O presidente argentino, que está em viagem pela Europa, também recebeu o apoio de Portugal e da Espanha esta semana em seus esforços devido à enorme dívida que tem com o FMI.

Sua viagem acontece três semanas após ao giro europeu de seu ministro da Economia, Martín Guzmán, que disse à AFP em Paris que conseguiu construir "apoios muito valiosos" para discutir as negociações com o FMI.

A Argentina deve reembolsar nos próximos três anos quase todos os quase US$ 45 bilhões que o FMI emprestou ao anterior governo liberal de direita de Mauricio Macri (2015-2019) para evitar, em 2018, um colapso financeiro e um default dos principais títulos estatais em dólares.

Ele também enfrenta esta ano um vencimento de US$ 2,4 bilhões com o Clube de Paris.

O governo busca pactuar um programa de extensão de crédito de até dez anos, com quatro de carência, para reembolsar o valor recebido pelo governo Macri.

Segundo Fernández, a dívida herdada é "impagável" para a Argentina, em recessão há três anos, situação agravada pela pandemia de covid-19.

Depois de Paris, Fernández segue para a Itália, onde se encontrará com o presidente Sergio Mattarella e com o primeiro-ministro Mario Draghi.

O presidente argentino também se reunirá com seu compatriota papa Francisco na Santa Sé. Sua visita coincidirá, na quinta-feira (13/5), com a presença nos palácios vaticanos da diretora do FMI, Kristalina Georgieva, para um seminário internacional, do qual participará Guzmán, membro da delegação presidencial argentina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação