Tensão

Tropas americanas deixam base de Kandahar, no Afeganistão

Kandahar é considerada a segunda maior base americana no país

Agência France-Presse
postado em 14/05/2021 08:02
 (crédito: WAKIL KOHSAR / AFP)
(crédito: WAKIL KOHSAR / AFP)

Kandahar, Afeganistão - Os soldados dos Estados Unidos deixaram a base de Kandahar, no sul do Afeganistão, a segunda maior base militar americana no país, anunciaram nesta sexta-feira (14/5) as autoridades afegãs.

"A base não foi devolvida oficialmente, mas posso confirmar que eles deixaram a base na quarta-feira", disse Khoja Yaya Alawi, porta-voz do exército afegão em Kandahar. "Devolveram as instalações às forças afegãs", declarou pouco depois Massoud Pashtun, o diretor do aeroporto de Kandahar.

A transferência oficial da base acontecerá depois do Eid al-Fitr, a festa muçulmana que marca o fim do mês de jejum e oração do Ramadã, afirmaram as fontes.

Esta base foi em um determinado momento a segunda mais importante para as tropas americanas e no país. Kandahar é um reduto talibã e nos últimos meses registrou um aumento da violência e dos ataques dos insurgentes.

Na quinta-feira entrou em vigor um cessar-fogo de três dias entre talibãs e o governo por ocasião do Eid, depois de semanas de intensos confrontos em todo o país. Estados Unidos e Otan se comprometeram a retirar todas as suas tropas do Afeganistão até 11 de setembro, quando os atentados de 2001 completarão 20 anos. O exército americano anunciou na terça-feira um avanço de entre 6% e 12% na retirada do Afeganistão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação