Olimpíadas

Associação médica japonesa pede Jogos Olímpicos de Tóquio sem público

A pandemia de coronavírus está se agravando no Japão. Tóquio é uma das cidades em estado de emergência pelo menos até o fim da semana

Agência France-Presse
postado em 27/05/2021 08:04
 (crédito: Behrouz MEHRI / AFP)
(crédito: Behrouz MEHRI / AFP)

Tóquio, Japão - Uma associação médica japonesa pediu, nesta quinta-feira (27/5), que os Jogos Olímpicos de Tóquio sejam realizados a portas fechadas, devido ao agravamento da pandemia de coronavírus, enquanto outra organização solicitou o cancelamento do evento para evitar uma potencial "catástrofe".

Dez departamentos japoneses, incluindo Tóquio, encontram-se atualmente em estado de emergência pelo aumento do número de casos. Esta medida será renovada na sexta-feira pelo governo.

Várias pesquisas feitas nos últimos meses mostram que a maioria da população se opõe à realização dos Jogos Olímpicos (23 de julho a 8 de agosto), embora seus organizadores garantam que serão realizados de forma segura.

A Associação Médica de Tóquio, que conta com mais de 20.000 membros, não pediu o cancelamento, mas o presidente Haruo Ozaki estimou que "organizar os Jogos sem espectadores seria o mínimo, levando-se em consideração a situação atual".

A organização de Tóquio-2020 já anunciou a proibição para espectadores estrangeiros, pela primeira vez na história olímpica. A decisão sobre a entrada dos moradores será feita em junho.

Ozaki pediu ao governo japonês que tome imediatamente medidas mais rígidas contra o coronavírus, alertando que é "a última chance" de controlar os contágios antes dos Jogos.

Naoto Ueyama, presidente de um pequeno sindicato de médicos japoneses, pediu o cancelamento dos Jogos, considerando "perigoso" trazer milhares de atletas, técnicos e jornalistas. "Inicialmente, os Jogos Olímpicos de Tóquio foram chamados de Jogos de Reconstrução, após o terremoto e tsunami de 2011, mas eles podem gerar outra catástrofe", acrescentou. Esse sindicato representa apenas 130 médicos de todo Japão.

Outras organizações médicas no país, entre elas uma que conta com 6.000 médicos em Tóquio, pediram neste mês o cancelamento dos Jogos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação