Argentina

Alberto Fernández diz que brasileiros "saíram da selva" e argentinos da Europa

Durante coletiva na Casa Rosada, o presidente argentino confundiu frase com trecho de uma música lançada por Litto Nebbia

Victória Olímpio
postado em 09/06/2021 17:38
 (crédito: Twitter/Reprodução)
(crédito: Twitter/Reprodução)

Na tarde desta quarta-feira (9/6), o presidente argentino Alberto Fernández surpreendeu a plateia durante coletiva com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, na Casa Rosada. Em discurso, ele afirmou que "os mexicanos saíram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos nos barcos, e eram barcos que vinham da Europa, assim construímos nossa sociedade".

O presidente cometeu ainda outro erro ao citar que a frase teria sido dita pelo mexicano Octavio Paz, vencedor de um Prêmio Nobel de Literatura. Mas, na verdade, ela é parte da música Llegamos de Los Barcos, lançada em 1982 pelo músico Litto Nebbia, de quem Fernández já se declarou fã em outra ocasião.

Durante coletiva, jornalistas apontaram que, possivelmente, Fernández teria confundido com a frase original do autor: “os mexicanos descendem dos astecas, os peruanos dos incas e os argentinos, dos navios”. No momento em que citava a frase, ele falava sobre as relações entre o país e a Europa.

Fernandez se declarou um "europeísta" e elogiou ainda a aproximação com empresários daquele continente. O erro do presidente argentino viralizou nas redes sociais e os internautas não perderam a oportunidade de brincar sobre a fala.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação