Conflitos

Forças israelenses matam palestina por tentativa de ataque na Cisjordânia

Esta nova escalada acontece após uma manifestação de israelenses nacionalistas e da extrema direita. O ato reuniu mais de mil pessoas em Jerusalém

Agência France-Presse
postado em 16/06/2021 13:56 / atualizado em 16/06/2021 13:56
 (crédito: Said KHATIB / AFP)
(crédito: Said KHATIB / AFP)

Soldados israelenses mataram, nesta quarta-feira (16/6) na Cisjordânia, uma mulher que tentou atacar vários militares - informaram o Exército e fontes oficiais palestinas.

"Uma agressora chegou de carro e tentou atropelar vários soldados (...) Saiu do veículo com uma faca (...) Os soldados responderam atirando", disseram fontes militares.

O Ministério palestino da Saúde confirmou a morte desta mulher, perto de Ramallah, na Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel.

A agência oficial de notícias oficial palestina Wafa a identificou como Mai Khaled Yussef Afana, de 29 anos, natural de Abu Dis, cidade palestina perto de Jerusalém.

Seu tio, Hani Afana, disse à AFP que a jovem "pegou essa estrada por engano e não tentou cometer um ataque, como afirma a ocupação (Israel)".

"Mai havia se formado recentemente em uma universidade jordaniana, tinha uma filha de quatro anos e não tinha problemas", acrescentou, afirmando que quer saber a verdade sobre os fatos.

Sua morte ocorre em um momento de forte tensão entre israelenses e palestinos.

Nesta quarta-feira (16/6), o Exército israelense atacou posições do movimento islamita palestino Hamas, que governa Gaza, após o lançamento de balões em chamas da Faixa para Israel. Foi o primeiro grande incidente desde o cessar-fogo acordado em maio passado.

Esta nova escalada acontece após uma manifestação de israelenses nacionalistas e da extrema direita. O ato reuniu mais de mil pessoas na terça-feira (15/6), em Jerusalém Oriental, a parte palestina da cidade ocupada por Israel em 1967.

No sábado (12/6), um policial israelense matou uma palestina, em um posto de controle na Cisjordânia. E, na véspera, sexta-feira (11/6), um adolescente palestino morreu, ao ser baleado por militares israelenses durante um protesto em Nablus, ao norte da Cisjordânia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação