Pandemia

Dificuldades na Austrália para evitar focos persistentes de coronavírus

Para tentar conter o surto da doença, medidas de proteção foram retomadas, como o uso das máscara em ambientes fechados

Agência France-Presse
postado em 22/06/2021 08:45
 (crédito: AFP / Patrick HAMILTON)
(crédito: AFP / Patrick HAMILTON)

Sydney combatia um novo foco de covid-19 nesta terça-feira (22/6), enquanto o último foco detectado em Melbourne parece retroceder, em uma demonstração das dificuldades da Austrália para acabar com os pequenos surtos de coronavírus.

Dez pessoas foram diagnosticadas com covid-19 durante a noite, o que eleva o problema detectado na semana passada em Bondi Beach na semana passada a 21 casos.

A primeira-ministra do estado de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, afirmou que as autoridades de saúde esperam que o foco de Sydney continue aumentando nos próximos dias, depois que várias pessoas testaram positivo para covid-19 apesar de não terem contato físico com nenhuma pessoa infectada, em um café e em um shopping.

Em resposta, o governo ordenou o retorno da obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público e nas lojas de grande parte de Sydney, a cidade de maior população do país, mas não retomou as medidas de confinamento.

As autoridades acreditam que o surto começou depois que um homem que trabalha como motorista para tripulações de voos internacionais contraiu a variante Delta do vírus, altamente contagiosa e que foi identificada pela primeira vez na Índia

Ao mesmo tempo, em Melbourne (5 milhões de habitantes) as restrições continuam sendo flexibilizadas, com a redução dos novos casos nos últimos dias.

A Nova Zelândia e vários estados australianos anunciaram a suspensão das restrições às viagens impostas no mês passado, depois que foram detectados dezenas de casos em Melbourne, cidade que instaurou um confinamento de duas semanas.

Até o momento, Austrália registrou quase 30.000 casos de covid-19 e 910 mortes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação