A Presidência russa afirmou nesta sexta-feira (25/6) que acolheu "com pesar" a decisão dos líderes da União Europeia (UE) de rejeitar a proposta de Alemanha e França de retomar as cúpulas com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin.
"O presidente Putin estava e continua interessado em estabelecer relações de trabalho entre Moscou e Bruxelas", disse seu porta-voz, Dmitri Peskov, à imprensa.
"Sabemos que uma série de países se opuseram a este diálogo e sabemos que se trata, sobretudo, de europeus 'jovens', como os países bálticos, ou a Polônia e (...) que são estes mesmos países que falam, sem fundamento, de ameaças da Rússia", acrescentou.
Uma semana depois da reunião em Genebra entre Putin e o presidente americano, Joe Biden, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, disseram ser favoráveis a um encontro com o líder russo para tratar de temas prioritários para a UE. Esta ideia divide os Estados-membros e não houve consenso.
Os países bálticos, Polônia, Suécia e Holanda se opuseram à retomada desse diálogo direto e consideraram Putin responsável por ações agressivas contra países europeus.
As relações entre Rússia e UE se deterioraram muito desde a anexação da península da Crimeia e o início do conflito na Ucrânia em 2014. Desde então, não houve nenhuma cúpula entre as duas partes.
Saiba Mais
- Economia Confiança da Construção avança 5,2 pontos em junho, para 92,4 pontos, diz FGV
- Mundo Ao menos 18 latino-americanos desaparecidos em prédio que desabou em Surfside
- Mundo Com propagação da variante, Sydney entra em fase 'mais assustadora', diz premiê
- Blogs Redirect Nos bastidores, senadores da CPI julgam que Luis Miranda queira obter vantagem eleitoral - Blog da Denise
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.