Diplomacia

Rússia lamenta rejeição da União Europeia à cúpula com Putin

As relações entre os países se deterioraram muito desde a anexação da península da Crimeia e o início do conflito na Ucrânia em 2014

Agência France-Presse
postado em 25/06/2021 09:57 / atualizado em 25/06/2021 09:58
 (crédito: ALEXEY NIKOLSKY)
(crédito: ALEXEY NIKOLSKY)

A Presidência russa afirmou nesta sexta-feira (25/6) que acolheu "com pesar" a decisão dos líderes da União Europeia (UE) de rejeitar a proposta de Alemanha e França de retomar as cúpulas com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin.

"O presidente Putin estava e continua interessado em estabelecer relações de trabalho entre Moscou e Bruxelas", disse seu porta-voz, Dmitri Peskov, à imprensa.

"Sabemos que uma série de países se opuseram a este diálogo e sabemos que se trata, sobretudo, de europeus 'jovens', como os países bálticos, ou a Polônia e (...) que são estes mesmos países que falam, sem fundamento, de ameaças da Rússia", acrescentou.

Uma semana depois da reunião em Genebra entre Putin e o presidente americano, Joe Biden, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, disseram ser favoráveis a um encontro com o líder russo para tratar de temas prioritários para a UE. Esta ideia divide os Estados-membros e não houve consenso.

Os países bálticos, Polônia, Suécia e Holanda se opuseram à retomada desse diálogo direto e consideraram Putin responsável por ações agressivas contra países europeus.

As relações entre Rússia e UE se deterioraram muito desde a anexação da península da Crimeia e o início do conflito na Ucrânia em 2014. Desde então, não houve nenhuma cúpula entre as duas partes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação