Orgulho

Modelo é a primeira candidata trans a participar do Miss EUA

Kataluna Enriquez representará o estado de Nevada na competição, que está marcada para 29 de novembro de 2021

Jonatas Martins*
postado em 28/06/2021 19:29
 (crédito: Kataluna Enriquez/Instagram/Reprodução)
(crédito: Kataluna Enriquez/Instagram/Reprodução)

Kataluna Enriquez, 27 anos, será a primeira mulher trans a participar do concurso de beleza Miss EUA. A modelo representará o estado de Nevada na competição, que está marcada para 29 de novembro de 2021.

Caso vença o concurso, a mulher de origem filipina pode ser a segunda transgênero a se juntar ao Miss Universo, depois da espanhola Angela Ponce.

Enriquez usou as redes sociais para comemorar o feito histórico. “Muito obrigado a todos que me apoiaram desde o primeiro dia. Minha comunidade, vocês estão sempre em meu coração. Minha vitória é nossa vitória. Acabamos de fazer história”, escreveu a modelo.

Ela recebeu o apoio de diversos membros da comunidade LGBTQIA+. Mela Habijan, vencedora do Miss Trans Global 2020, comentou: “Nossa irmã trans filipina, Kataluna Enriquez, fez história hoje! Ela venceu o Miss Nevada 2021.”

A ativista Krista Whitley compartilhou uma foto de Judy Bowenwiener, “que tem lutado pela igualdade trans desde 1960”, parabenizando Kataluna.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação