VATICANO

Após cirurgia no cólon, Papa começa a andar aos poucos

O papa passou por uma "colectomia esquerda" (remoção de uma parte do cólon), explicou o Vaticano

Correio Braziliense
postado em 07/07/2021 06:00
Freira diante do Hospital Gemelli, onde Francisco está internado desde domingo -  (crédito: Andreas Solaro/AFP)
Freira diante do Hospital Gemelli, onde Francisco está internado desde domingo - (crédito: Andreas Solaro/AFP)

Depois de uma cirurgia no cólon, à qual foi submetido no domingo, o papa Francisco tomou café da manhã, leu jornais e começou a caminhar aos poucos, informou o Vaticano. Francisco, 84 anos, “descansou bem durante a noite e, esta manhã, tomou seu café da manhã, leu alguns jornais e se levantou para caminhar”, relata a nota, acrescentando que os resultados dos exames feitos no sumo pontífice “são bons”.

O papa passou por uma “colectomia esquerda” (remoção de uma parte do cólon), explicou o Vaticano na segunda-feira, ao informar que a cirurgia estava programada para curar uma estenose diverticular sintomática do cólon. “Ele permanecerá internado (no Hospital Gemelli, em Roma) por uma semana, a menos que haja complicações”, disseram as mesmas fontes.

De acordo com a mídia italiana, os cirurgiões que operaram o papa no domingo fizeram uma laparoscopia. O procedimento permite trabalhar na região do abdome, graças a pequena incisão. A presença de cicatriz de uma operação anterior na mesma área obrigou os médicos a mudarem de técnica. Com isso, recorreu-se a uma cirurgia tradicional, mais invasiva e com período mais longo de recuperação.

Não foi necessário recorrer à colostomia, que consiste em abrir o cólon, artificialmente, para que as fezes sejam evacuadas em uma bolsa. O papa também não teve febre após a intervenção, segundo as mesmas fontes.

O pontífice suspendeu as audiências gerais das quartas-feiras durante o mês de julho e não tem encontros programados na agenda oficial até domingo, quando deverá aparecer na varanda do palácio pontifício — ou da janela do hospital — para a oração do Ângelus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação