Defesa antiaérea

Rússia anuncia teste bem-sucedido de mísseis do sistema S-500

Em um contexto de tensões com os países ocidentais, a Rússia multiplicou, nos últimos anos, o desenvolvimento de novas armas

Agência France-Presse
postado em 20/07/2021 11:41 / atualizado em 20/07/2021 11:48
 (crédito: HANDOUT/AFP)
(crédito: HANDOUT/AFP)

A Rússia anunciou, nesta terça-feira (20/7), que testou com sucesso seu novo sistema de defesa antiaérea S-500, formado por mísseis de última geração desenvolvidos nos últimos anos em meio às tensões com o Ocidente.

"O novo sistema S-500 fez exercícios de tiro em um alvo balístico em alta velocidade", informou o Ministério russo da Defesa, em um comunicado.

"O objetivo foi alcançado", afirma o Exército russo, que divulgou, pela primeira vez, imagens do S-500 em ação.

Segundo a mesma fonte, o S-500 será instalado em uma unidade da região de Moscou, quando todos os testes em andamento estiverem concluídos.

Com alcance máximo de 600 km, a Rússia garante que os S-500s "não têm equivalente no mundo".

Esta nova linha substituirá os sistemas S-400, que continuam sendo muito avançados tecnologicamente e que foram recentemente vendidos pela Rússia para países como a Turquia. A transação gerou protestos da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, e dos Estados Unidos.

No início de julho, o comandante das forças aeroespaciais russas, Serguei Surovikin, explicou que os S-500s podem "destruir mísseis de médio alcance e, se necessário, mísseis intercontinentais no último trecho de sua trajetória".

Os S-500 "também podem destruir mísseis hipersônicos", disse Surovikin ao jornal do Exército russo, o Krasnaya Zvezda.

Em um contexto de tensões com os países ocidentais, a Rússia multiplicou, nos últimos anos, o desenvolvimento de novas armas.

Na segunda-feira (19/7), Moscou anunciou o bem-sucedido teste do míssil hipersônico Zircon, parte da gama de armas "invencíveis" promovida pelo presidente Vladimir Putin.

Putin deve visitar, nesta terça, o salão aeronáutico MASK-2021, perto de Moscou, onde um novo caça russo será apresentado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação