Mundo

EUA anunciam sanções a contrabando de petróleo ligado ao Irã

Os Estados Unidos anunciam sanções há envolvidos em uma rede de contrabando internacional de petróleo que podem estar ligados a IRGC-QF.

Agência Estado
postado em 13/08/2021 15:07 / atualizado em 13/08/2021 15:11
 (crédito: Brendan Smialowski / AFP)
(crédito: Brendan Smialowski / AFP)
Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (13) sanções a indivíduos e empresas envolvidos em uma rede internacional de contrabando de petróleo que supostamente apoiaria a Força Quds da Guarda Revolucionária do Irã (, na sigla em inglês).
"O IRGC-QF está usando as receitas das vendas de petróleo do Irã para financiar suas atividades malignas às custas do povo iraniano", diz a diretora do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA, Andrea Gacki, em uma nota divulgada pelo Departamento do Tesouro. "Essas vendas dependem de intermediários estrangeiros importantes para ocultar o envolvimento do IRGC-QF, e o Tesouro continuará a interromper e expor qualquer pessoa que apoie esses esforços."
O principal alvo das sanções é a corretora Mahmood Rashid Amur Al Habsi, que, segundo os EUA, usou várias empresas para facilitar os embarques de petróleo iraniano para clientes estrangeiros.
Na prática, a decisão significa que todas as propriedades e bens das empresas e indivíduos envolvidos no esquema sujeitos à jurisdição dos EUA serão bloqueados. Além disso, instituições financeiras estrangeiras que facilitarem transações para os alvos das sanções também podem perder acesso ao sistema financeiro americano.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.