Afeganistão

Avião para 100 passageiros decolou de Cabul com mais de 600 pessoas a bordo

Aeronave militar saiu do Afeganistão com destino ao Catar e fez a aterrissagem de forma segura

Thays Martins
postado em 17/08/2021 09:59 / atualizado em 19/08/2021 15:02
 (crédito: Defense One )
(crédito: Defense One )

Em meio ao caos no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, nesta segunda-feira (16/8), um avião militar norte-americano decolou com 640 pessoas a bordo, quando só tinha capacidade para pouco mais de 100 passageiros.


Uma imagem obtida pelo site de notícias de defesa e segurança dos Estados Unidos Defense One mostra centenas de pessoas amontados no Boeing C-17 Globemaster III, que tem capacidade para até 134 soldados.

Uma outra imagem que circula nas redes sociais mostra um avião militar lotado como se fosse no Afeganistão, mas na verdade a imagem é de 2013 e foi registrada nas Filipinas após a passagem do  tufão Haiyan.

O voo partiu de Cabul para o Catar, e segundo autoridades de defesa dos Estados Unidos, todos chegaram de forma segura.

De acordo com o Defense One, a aeronave iria transportar alguns norte-americanos, mas várias pessoas se amontoaram na rampa de acesso ao avião, entre elas mulheres e crianças, e a tripulação tomou a decisão de ir. 

O desespero das pessoas foi visto em vídeos que circulam nas redes sociais. Pelas imagens, é possível ver centenas de pessoas correndo e subindo em aviões. Na confusão, dois afegãos foram mortos.

Após o tumulto, o aeroporto teve que ser fechado para conter a multidão e só foi reaberto nesta terça-feira (17/8).

Os combatentes do Talibã assumiram o controle da capital afegã no domingo (15/8) depois de 20 anos longe do poder. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação