Grêmio estudantil

Líderes estudantis são detidos em Hong Kong por 'apologia do terrorismo'

A detenção se deve a uma declaração do grêmio estudantil, após um ataque contra um policial em julho

Agência France-Presse
postado em 18/08/2021 09:22 / atualizado em 18/08/2021 09:22
 (crédito: ISAAC LAWRENCE / AFP)
(crédito: ISAAC LAWRENCE / AFP)

Quatro líderes estudantis da principal universidade de Hong Kong foram presos nesta quarta-feira (18/8) por "apologia ao terrorismo", anunciou a polícia.

A detenção se deve a uma declaração do grêmio estudantil, após um ataque contra um policial em julho, disse o superintendente da seção de segurança nacional da polícia de Hong Kong, Steve Li.

"Quatro homens com idades entre 18 e 20 anos foram detidos hoje. São membros do grêmio estudantil e do conselho do grêmio estudantil", disse Steve Li à imprensa.

Em 1º de julho, um homem atacou um policial com uma faca em um movimentado bairro comercial e depois se suicidou. As autoridades disseram se tratar de ato de "terrorismo doméstico".

Pouco tempo depois, o grêmio estudantil da Universidade de Hong Kong (HKU) emitiu uma declaração expressando "profunda tristeza" pela morte do agressor e gratidão por seu "sacrifício".

A declaração gerou polêmica, levando o grêmio a se retratar e se desculpar.

"Isso embelezou, racionalizou e glorificou o terrorismo e um ataque indiscriminado e encorajou atos suicidas", disse Li a repórteres na quarta-feira.

Mais de 130 pessoas, incluindo muitos defensores da democracia, foram presos sob a Lei de Segurança Nacional, a maioria deles acusados de secessão, ou subversão, por expressarem suas opiniões políticas. A denúncia de terrorismo é menos frequente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação