Mundo

Líderes do Talibã se reúnem com ex-presidente afegão Hamid Karzai

Nesta quarta lideres do talibã se reuniram com o ex-presidente do Afeganistão e representante do governo derrubado para negociar a paz

Agencia France Presse
postado em 18/08/2021 16:35 / atualizado em 18/08/2021 16:36
 (crédito: Ahmad SAHEL ARMAN / AFP)
(crédito: Ahmad SAHEL ARMAN / AFP)

Líderes talibãs se reuniram, nesta quarta-feira (18), com o ex-presidente afegão Hamid Karzai e o representante do governo derrubado para as negociações de paz, Abdullah Abdullah, informou o portal de vigilância de sites islâmicos SITE.


Os líderes talibãs "disseram que perdoaram todos os ex-dirigentes governamentais, então ninguém está obrigado a abandonar o país", informou o SITE depois que os talibãs publicaram imagens de Karzai junto a Anas Haqqani, membro da equipe negociadora do Talibã.


Abdullah foi o representante que negociou durante meses um acordo de paz com os rebeldes no Catar. Karzai foi o primeiro presidente do Afeganistão depois da invasão liderada pelos Estados Unidos em 2001 e permaneceu no poder até 2014.


O líder do Talibã, o mulá Haibatullah Akhundzada, ordenou a libertação dos "prisioneiros políticos", tuitou o movimento que controla o país.


"A partir de amanhã, todos os governadores provinciais devem libertar todos os prisioneiros políticos, seja qual for seu perigo, sem restrições ou condições, e entregá-los às suas famílias", disse o comunicado em árabe.

 

© Agence France-Presse

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE