Alemanha

Merkel exalta o candidato de seu partido para sucedê-la

Armin Laschet foi apontado por Angela Merkel como conciliador, como uma "ponte entre as pessoas"

Agência France-Presse
postado em 21/08/2021 09:14
 (crédito: JOHN MACDOUGALL / AFP)
(crédito: JOHN MACDOUGALL / AFP)

Berlim, Alemanha - A chanceler alemã Angela Merkel elogiou, neste sábado (21/8), a trajetória e os valores de Armin Laschet, o líder e candidato de seu partido para substituí-la no poder após as eleições legislativas de setembro.

"Sempre foi importante para ele colocar a dignidade individual e inalienável no centro de tudo", disse durante um ato de campanha em Berlim. "Estou profundamente convencida de que é justamente com esta atitude que servirá aos alemãs como chanceler", acrescentou a líder conservadora, que encerrará seus 16 anos no poder.

Este apoio chega em um momento delicado para o candidato da União Democrata Cristã (CDU), que perde força nas pesquisas. Segudo Merkel, Laschet é capaz "de construir pontes entre as pessoas" e para quem "a letra C" de Cristão é a "bússola de tudo o que faz".

A chanceler, cuja popularidade continua marcando níveis recorde na Alemanha, defendeu sua decisão de se manter, até agora, à margem da campanha eleitoral. As autoridades políticas "que encerram seu trabalho devem se abster" de se envolver em uma campanha. "É minha atitude e minha profunda convicção", insistiu durante este ato com quase 100 espectadores, entre eles seu próprio sucessor na CDU.

O partido conservador e seu irmão bávaro, o CSU, contam com uma intenção de voto de 22%-23%, contra cerca de 30% há algumas semanas. A queda é vertiginosa desde o início do ano, quando tinha 36%. Agora, os conservadores estão pouco acima dos social-democratas do SPD, também pouco à frente dos Verdes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação