Grécia

Bombeiros combatem novos incêndios na ilha de Eubeia e no noroeste de Atenas

A polícia decidiu paralisar o tráfego em parte da rodovia que corta a área e já evacuou duas cidades, como medida de precaução

Agência France-Presse
postado em 23/08/2021 11:57 / atualizado em 23/08/2021 11:57
 (crédito: ANGELOS TZORTZINIS / AFP)
(crédito: ANGELOS TZORTZINIS / AFP)

Equipes de bombeiros e aviões bombardeiros de água lutavam,nesta segunda-feira (23/8), contra dois novos incêndios no sul da ilha grega de Eubeia, novamente afetada pelos incêndios, e no noroeste de Atenas.

No leste de Eubeia, um incêndio florestal avança em direção ao balneário de Marmari, 200 km ao nordeste da capital grega, onde as autoridades se preparam para retirar a população em barcos, informou a agência de notícias grega ANA.

Este novo foco de incêndio florestal explodiu na manhã desta segunda-feira, duas semanas depois de outro ter devastado mais de 50.000 hectares no norte da ilha.

Nesta segunda-feira ao meio-dia, um segundo incêndio surgiu em Vilia, cerca de 60 km a noroeste de Atenas, em uma densa floresta que já havia queimado por seis dias na semana passada e foi controlada no sábado (21/8).

A polícia decidiu paralisar o tráfego em parte da rodovia que corta a área e já evacuou duas cidades, como medida de precaução.

"A batalha contra o fogo continua, onde quer que haja uma frente", declarou o porta-voz do governo, Yannis Oikonomou, nesta segunda.

Ontem, a Defesa Civil anunciou, por sua vez, um "risco muito alto" de incêndios para este dia em várias áreas da Grécia.

No total, mais de 116.000 hectares foram queimados no país desde o final de julho, dando lugar a cenas apocalípticas.

Centenas de casas e pequenos negócios foram devorados pelas chamas em Eubeia, em áreas do Peloponeso e nos arredores de Atenas. Três pessoas morreram em consequência destes incêndios.

"Já começamos a reparar os danos e dar apoio logístico aos afetados", acrescentou Oikonomou.

Centenas de bombeiros foram mobilizados para a área, junto com o apoio de várias equipes estrangeiras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação