Polônia

Parlamento polonês aprova medidas de emergência na fronteira

Deputados poloneses deram sua aprovação às medidas de estado de emergência na fronteira do país com Belarus, após aumento do fluxo migratório

Agence France-Presse
postado em 06/09/2021 17:22 / atualizado em 06/09/2021 17:23
 (crédito: JAAP ARRIENS / AFP)
(crédito: JAAP ARRIENS / AFP)

Deputados poloneses deram sua aprovação implícita nesta segunda-feira(6) às medidas de estado de emergência na fronteira do país com Belarus, após o fluxo de migrantes que Varsóvia atribui ao regime de Minsk.

O presidente Andrzej Duda aprovou na semana passada o estado de emergência de 30 dias, que proíbe o acesso à região para não residentes, incluindo jornalistas. Esta é a primeira vez que a Polônia recorre a tais medidas desde a queda do comunismo.

O Parlamento tem o poder de revogar o estado de emergência, mas nesta segunda-feira apenas 168 deputados votaram contra, enquanto 247 votaram a favor da medida.

O primeiro-ministro Mateusz Morawiecki defendeu as medidas antes da votação, dizendo que o objetivo não era "restringir a liberdade, mas garanti-la".

Nos últimos meses, milhares de migrantes, principalmente do Oriente Médio, cruzaram ou tentaram cruzar as fronteiras entre Belarus e Letônia, Lituânia e Polônia, no leste da União Europeia.

Bruxelas acredita que essas chegadas são deliberadamente promovidas pelo homem forte de Belarus, Alexander Lukashenko, como retaliação contra as sanções cada vez mais severas da UE contra seu regime.

 


© Agence France-Presse

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação