Covid em animais

Orangotangos de Bornéu passam por testes de coronavírus

Foram os primeiros testes realizados em orangotangos neste país do sudeste asiático e foram decretados depois que as equipes do centro de reabilitação e do parque se contagiaram com o coronavírus

Agência France-Presse
postado em 13/09/2021 11:35 / atualizado em 13/09/2021 11:36
 (crédito: Handout / MALAYSIA'S SABAH WILDLIFE DEPARTMENT / AFP)
(crédito: Handout / MALAYSIA'S SABAH WILDLIFE DEPARTMENT / AFP)

Quase trinta orangotangos na Malásia em grave risco de extinção foram subtmetidos a testes diagnósticos de coronavírus, um desafio para os veterinários, que precisaram obter amostras nasais dos primatas.

Os testes de antígenos nessas criaturas ocorreram na última terça-feira (7/9) no estado de Sabah, na ilha de Bornéu, e todos apresentaram resultado negativo, informaram as autoridades locais.

Foram os primeiros testes realizados em orangotangos neste país do sudeste asiático e foram decretados depois que as equipes do centro de reabilitação e do parque se contagiaram com o coronavírus.

"Os testes foram uma ferramenta fundamental de ajuda durante esta pandemia. É de importância similar para a população de orangotangos", disse Sen Nathan, assistente de direção do Departamento de Fauna Selvagem do estado de Sabah.

"Esta doença poderia ser muito prejudicial para sua saúde e reverter sua reabilitação", afirmou.

Os veterinários continuarão vigiando os primatas de perto, realizando testes com frequência, informaram as autoridades.

Há registros de casos de animais infectados com covid-19. No fim de semana, o zoológico de Atlanta anunciou que vários de seus gorilas deram positivo para o vírus.

Cães e gatos domésticos e ao menos um furão também foram infectados.

A Malásia enfrenta um forte aumento dos casos de coronavírus, impulsionado pela contagiosa variante delta, com milhares de casos e centenas de mortes registradas diariamente.

Os orangotangos de Bornéu estão "em risco crítico" de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Suas populações diminuíram em mais de 50% nos últimos 60 anos, de acordo com a organização WWF, à medida que o habitat florestal dos animais se reduzia para deixar espaço para plantações agrícolas.

A ilha de Bornéu é dividida entre Malásia, Indonésia e Brunei.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação