Tecnologia

ONU pede moratórioa sobre sobre sistemas de IA que ameaçam direitos humanos

Bachelet pediu uma avaliação dos riscos que representam para a vida privada ou a liberdade de expressão os diferentes sistemas que se apoiam na inteligência artificial

Agência France-Presse
postado em 15/09/2021 11:11 / atualizado em 15/09/2021 11:11
 (crédito:  Fabrice COFFRINI / AFP)
(crédito: Fabrice COFFRINI / AFP)

A ONU pediu nesta quarta-feira (15/9) a imposição de uma moratória sobre a venda e uso de alguns sistemas de inteligência artificial (IA), como o reconhecimento facial, até que sejam ativadas garantias para proteger os direitos humanos.

"A inteligência artificial pode ser uma força para o bem, que ajude as sociedades a superar alguns dos maiores desafios de nosso tempo. Mas as tecnologias de IA também podem ter efeitos nocivos e inclusive catastróficos, quando são utilizadas sem prestar a devida atenção a sua capacidade de violar os direitos humanos", declarou a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, em um comunicado.

Bachelet pediu uma avaliação dos riscos que representam para a vida privada ou a liberdade de expressão os diferentes sistemas que se apoiam na inteligência artificial.

"Como a avaliação dos perigos e como superá-los pode levar algum tempo ainda, os Estados deveriam implementar a partir de agora moratórias sobre o uso das tecnologias que apresentam alto potencial de risco", pediu.

Bachelet citou como exemplo as tecnologias que permitem decisões automáticas ou aquelas que estabelecem perfis.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação