Holanda

Holanda se aproxima de um acordo de governo, mais de seis meses após as legislativas

Os principais líderes políticos holandeses anunciaram um grande avanço para um acordo para a formação de um governo

Agence France-Presse
postado em 30/09/2021 14:34 / atualizado em 30/09/2021 14:36
 (crédito: Sem van der Wal / ANP / AFP)
(crédito: Sem van der Wal / ANP / AFP)

 

Os principais líderes políticos holandeses anunciaram, nesta quinta-feira (30), um grande avanço para um acordo para a formação de um governo, no qual o primeiro-ministro Mark Rutte estaria à frente da mesma coalizão anterior.

Desde as eleições vencidas em março pelo VVD centro-direita de Mark Rutte, seguidos pelos progressistas do D66, dirigidos pela ex-chefe da diplomacia Sigrid Kaag, as negociações não avançavam devido a vários bloqueios dos partidos.

Kaag, que pretendia formar um novo gabinete mais progressista, levantou sua oposição a voltar para a mesma coalizão na liderança do país.

"Ninguém quer novas eleições.Paralisam a política durante ao menos seis meses", declarou a ex-ministra em coletiva de imprensa."Vamos negociar", concluiu.

As negociações formais devem começar entre os membros da coalizão anterior: o VVD, o D66, os demo-cristãos centristas do ministro das Finanças Wopke Hoekstra e o partido centro-direita conservador ChristenUnie.

"Não é uma repetição desta coalização (a anterior), mas sim um verdadeiro novo início", defendeu Rutte, no poder desde 2011 e que se prepara para iniciar seu quarto mandato.

Mas chegar a um novo acordo de governo poderia levar semanas ou meses.Em 2017, foram necessários 225 dias para formar o último gabinete.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação