NOBEL DA PAZ

Liberdade de expressão dá Nobel da Paz a Maria Ressa e Dmitry Muratov

Jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov atuam em veículos de mídia independentes e foram laureados "pelo esforço para proteger a liberdade de expressão, o que é uma pré-condição para a paz duradoura"

Amanda Oliveira
postado em 08/10/2021 09:08 / atualizado em 08/10/2021 09:31
 (crédito: Isaac LAWRENCE, Yuri KADOBNOV / AFP)
(crédito: Isaac LAWRENCE, Yuri KADOBNOV / AFP)

Os jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Andreyevich Muratov, da Rússia, são os vencedores do prêmio Nobel da Paz de 2021 "pelo esforço para proteger a liberdade de expressão, o que é uma pré-condição para democracia e para uma paz duradoura".

"[Os vencedores] são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas", afirmou Berit Reiss-Anderson, presidente do Comitê Norueguês do Nobel, durante o anúncio da premiação.

Dimitri Muratov, de 59 anos, participou da fundação em 1993 do jornal russo independente Novaya Gazeta. Desde 1995, ele atua como editor-chefe do veículo que já teve mais de seis jornalistas mortos.

O comitê destacou a resistência de Muratov, que se recusou a abandonar a política independente do jornal mesmo em meio às mortes e ameaças e que há décadas ele "defende a liberdade de expressão na Rússia, em condições cada vez mais desafiadoras".

"O jornalismo baseado em fatos e a integridade profissional do 'Novaya Gazeta' a tornaram uma importante fonte de informações sobre aspectos censuráveis da sociedade russa raramente mencionados por outros meios de comunicação", afirmou a academia sueca.


Já Maria Ressa, de 58 anos, é uma das fundadoras e diretora-executiva da Rappler (rappler.com), agência de mídia digital especializada em Jornalismo Investigativo nas Filipinas.

O comitê do Nobel afirmou atribuir este prêmio à ex-jornalista da rede americana CNN por ela utilizar “a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país natal".

Para eles, o trabalho desenvolvido por Ressa e pela Rappler demonstra a forma como as redes sociais são usadas para espalhar 'fake news', atacar oponentes e manipular o discurso público.

A jornalista é alvo de uma série de processos judiciais e cyberbullying por publicar matérias críticas à gestão do presidente Rodrigo Duterte, tocando, inclusive, na polêmica luta contra o narcotráfico no país.

Em uma transmissão on-line, Ressa se diz emocionada pelo reconhecimento e afirmou que este “é o melhor momento para ser jornalista” porque "os momentos mais perigosos são também os momentos mais importantes".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação