ÍNDIA

Ao menos 25 mortos em inundações e deslizamentos de terra na Índia

Os socorristas continuam procurando sobreviventes e o Exército transporta equipes de resgate pelo ar

Agence France-Presse
postado em 17/10/2021 18:36
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Ao menos 25 pessoas morreram em deslizamentos de terra e inundações provocadas por chuvas torrenciais no sudoeste da Índia, anunciaram as autoridades neste domingo (17).

Os socorristas continuam procurando sobreviventes e o Exército transporta equipes de resgate pelo ar.

No estado costeiro de Kerala, muitos habitantes ficaram ilhados pelas chuvas, que se intensificaram na sexta-feira à noite.

Até agora, foram encontrados 11 corpos no distrito de Idukki e outros 14 no de Kottayam, ambos afetados por deslizamentos e inundações repentinas, afirmaram as autoridades à AFP.

Milhares de pessoas foram evacuadas e ao menos 100 acampamentos humanitários foram montados, declarou neste domingo o chefe de governo de Kerala, Pinarayi Vijayan.

O Exército, a Marinha e a Aviação participam das operações de resgate. Até o momento, não se sabe o número de desaparecidos.

"Era meu sustento. Tudo foi levado", declarou um homem desesperado ao canal de televisão Manorama TV na cidade de Koottickal, em Kerala.

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi deu seus pêsames no Twitter e afirmou que as autoridades ajudariam os afetados pelo dilúvio.

O departamento indiano de meteorologia prevê que as chuvas torrenciais devem diminuir na segunda-feira, mas no norte da Índia alguns estados, como as regiões himalaias de Uttarakhand e Himachal Pradesh, sofrerão "chuvas fortes ou muito fortes" nos próximos dois ou três dias.

Em 2018, quase 500 pessoas morreram em Kerala nas piores inundações em quase um século.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação