'Profundamente preocupado'

EUA se diz 'profundamente preocupado' com novas construções israelenses na Cisjordânia

Os Estados Unidos afirmaram que estão "profundamente preocupados" com o anúncio de Israel sobre a construção de mais de mil novas residências

Agence France-Presse
postado em 26/10/2021 18:47 / atualizado em 26/10/2021 18:47
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Os Estados Unidos afirmaram nesta terça-feira (26) que estão "profundamente preocupados" com o anúncio de Israel sobre a construção de mais de mil novas residências nas colônias judaicas da Cisjordânia ocupada.


"Estamos profundamente preocupados com o projeto do governo israelense", declarou o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, aos jornalistas.


"Nos opomos firmemente à ampliação das colônias, o que é totalmente contrário aos esforços de reduzir as tensões e garantir a calma, e afeta as perspectivas de uma solução de dois Estados", israelense e palestino, acrescentou.


"Estimamos também que todo o esforço que busca legalizar retroativamente os assentamentos ilegais é inaceitável", prosseguiu, ao assegurar que funcionários do mais alto escalão do governo americano apresentaram essas posições "diretamente" a seus colegas israelenses.


Este é um dos posicionamentos mais firmes tomados pelos Estados Unidos em relação à colonização israelense nos territórios palestinos desde a chegada do presidente Joe Biden à Casa Branca, no início deste ano.


Seu antecessor, Donald Trump, adotou uma posição mais tolerante. Seu secretário de Estado, Mike Pompeo, inclusive modificou, em 2019, a doutrina americana e afirmou que Washington deixou de considerar as colônias como contrárias ao direito internacional, uma decisão comemorada por Israel, mas denunciada pelos palestinos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação