Rainha da Inglaterra

Rainha Elizabeth II estimulou líderes mundiais a se unirem contra mudanças climáticas

Em uma mensagem de vídeo a rainha Elizabeth II incentivou os dirigentes mundiais reunidos por ocasião da COP26 a formarem uma "frente comum"

Agence France-Presse
postado em 01/11/2021 18:31 / atualizado em 01/11/2021 18:31
 (crédito: Victoria Jones/Pool/AFP)
(crédito: Victoria Jones/Pool/AFP)

A rainha Elizabeth II exortou nesta segunda-feira (1º), em mensagem de vídeo, os dirigentes mundiais reunidos por ocasião da COP26 em Glasgow (Escócia) a formarem uma "frente comum" para enfrentar as mudanças climáticas e "resolver os problemas mais insuperáveis".


"A história tem mostrado que, quando as nações se unem por uma causa comum, a esperança sempre" chega, disse a soberana de 95 anos. "Trabalhando lado a lado, temos a capacidade de resolver os problemas mais insuperáveis e triunfar diante da maior das adversidades".


A rainha espera que esta conferência de duas semanas, seja "uma das poucas ocasiões em que se terá a oportunidade de debruçar-se sobre a política do momento e dar provas de um verdadeiro sentido político".


"Muitos são aqueles que esperam que a herança desta cúpula - inscrita nos livros de história que ainda não foram impressos - descreva que houve dirigentes que não deixaram a oportunidade passar e responderam ao chamado das gerações futuras", frisou a monarca.


A soberana, que recentemente passou uma noite no hospital para fazer "exames preliminares", segundo o Palácio de Buckingham, teve que cancelar sua presença física na COP26 e qualquer outra participação presencial em eventos oficiais por pelo menos duas semanas.


"Nenhum de nós viverá eternamente", acrescentou a rainha de 95 anos nesta segunda-feira. O sucesso do combate contra as mudanças climáticas não é algo "para nós" mesmos, mas "para nossos filhos, os filhos de nossos filhos e os que seguirão os seus passos", concluiu.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação