COP26

Para Stella McCartney, presente na COP26, a moda deve trocar de pele ou morrerá

A estilista britânica Stella McCartney, disse na COP26, que a indústria da moda deve se preparar para mudanças profundas

Agence France-Presse
postado em 03/11/2021 16:50 / atualizado em 03/11/2021 16:50
Principe  Charles e a estilista Stella McCartney -  (crédito:  AFP)
Principe Charles e a estilista Stella McCartney - (crédito: AFP)

A indústria da moda deve se preparar para mudanças profundas como abandonar o uso do couro animal e evitar desperdícios, afirma a estilista britânica Stella McCartney, que compareceu como representante do setor na COP26.


"Acho que sou uma das poucas estilistas aqui. E, infelizmente, somos uma das indústrias mais nocivas para o meio ambiente", explicou ela em entrevista à AFP nesta quarta-feira (3) em Glasgow.


Filha do ex-Beatle Paul McCartney, Stella começou há trinta anos na indústria da moda. Vegetariana, chegou disposta a não trabalhar com artigos de couro e conseguiu, apesar do ceticismo inicial de seus colegas.


O Kelvingrove Museum and Art Gallery na cidade escocesa está homenageando a designer com uma exposição dos materiais com os quais sua empresa trabalha há anos.Entre eles, o micélio, extraído diretamente de fungos para substituir a pele, com o qual podem ser confeccionados sapatos ou bolsas.


Já o NuCycl é uma tecnologia capaz, segundo seus criadores, de reciclar infinitamente qualquer tipo de resíduo têxtil, seja natural, como o algodão, ou artificial, como o poliéster.


"Vim aqui para mostrar o futuro da moda e para mostrar a todos simplesmente que existe uma outra maneira de fazer as coisas, usando tecnologia e jovens startups", disse Stella McCartney à AFP.

 

-Quem quer trabalhar em um matadouro? -


A moda é o terceiro maior setor manufatureiro do planeta, respondendo por entre 2% e 8% das emissões de carbono, segundo cálculos do World Resources Institute (WRI).


O grande desafio desses novos materiais é vestir bilhões de pessoas, sem ter que gastar centenas de dólares em um produto, como acontece com coleções como a da estilista britânica.


"É isso que espero. De qualquer forma, essa é a intenção", ela responde. "Definitivamente acreditamos que essas são soluções viáveis e que só precisamos atrair a atenção global", explica.


"As pessoas vestem roupas da moda no máximo três vezes antes de jogá-las fora. E isso significa mais de 500 bilhões de dólares em desperdício. Para mim, essa é uma oportunidade de negócio", diz ela.


"O que estou dizendo é: traga-me essas roupas desprezadas e mostrarei aqui", diz ela, apontando para sua exposição, "como posso fazer um suéter inteiramente com lixo."


Quando começou, Stella McCartney causou sensação e desconforto com um vídeo denunciando o tratamento aos animais pela indústria do couro. Nesta quarta-feira, ela reapresentou trechos do vídeo no museu de Glasgow, silenciando o público. "Vinte e cinco anos depois, as coisas não mudaram muito", explicou.


"Temos que fazer as pessoas entenderem que centenas de milhões de animais são mortos todos os anos para a indústria da moda", denuncia. "Quem quer trabalhar em um matadouro?", questiona.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação