Polônia

Polônia acusa Putin de estar por trás de crise migratória na fronteira com Belarus

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, acusou o presidente russo Vladimir Putin de orquestrar o movimento de migrantes que tentam entrar ilegalmente na União Europeia

Agence France-Presse
postado em 09/11/2021 14:13 / atualizado em 09/11/2021 14:13
 (crédito: Francisco SECO / POOL / AFP)
(crédito: Francisco SECO / POOL / AFP)

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, acusou nesta terça-feira (9) o presidente russo Vladimir Putin de orquestrar o movimento de migrantes que tentam entrar ilegalmente na União Europeia (UE) a partir de Belarus.


O presidente bielorrusso, Alexander "Lukashenko é o executor deste ataque, mas ele está sendo organizado em Moscou, quem o está orquestrando é o presidente Putin", disse o chefe de governo polonês no Parlamento de seu país.


A afirmação de Morawiecki chega em um momento de aumento das tensões entre Varsóvia e Minsk, após a troca de acusações nesta terça-feira pela presença de milhares de migrantes na fronteira, que tentam entrar no território polonês.


Segundo a Polônia, isso representaria uma ameaça à segurança da União Europeia, enquanto Minsk, por outro lado, emitiu uma advertência contra o que chamou de "provocações" na fronteira, para onde os dois países mobilizaram soldados.


Milhares de pessoas, muitas delas fugindo da guerra e da pobreza no Oriente Médio, tentam sobreviver a céu aberto em condições muito difíceis e sob temperaturas gélidas.


A UE acusa Lukashenko de orquestrar a crise em represália pelas sanções ocidentais contra Minsk, o que ele nega.


Na segunda-feira (8), a Polônia bloqueou uma tentativa de milhares de migrantes de ultrapassarem o arame farpado da linha de fronteira.


Hoje, Morawiecki afirmou anteriormente no Twitter que Varsóvia continuaria impedindo a entrada dos migrantes.


"Fechar a fronteira polonesa é nosso interesse nacional. Mas agora é a estabilidade e a segurança de toda a União Europeia que estão em jogo", escreveu o chefe de governo polonês.


Por sua vez, o presidente do país, Andrzej Duda, acusou Belarus de "atacar a fronteira polonesa, a fronteira da UE, de uma forma sem precedentes".


Em resposta, o Ministério da Defesa de Belarus considerou a versão como "infundada e injustificada", ao mesmo tempo em que acusou a Polônia de aumentar "deliberadamente" as tensões.


Também afirmou que a Polônia mobilizou 10.000 militares na fronteira sem aviso prévio, o que foi classificado como uma violação dos acordos de segurança mútua.


"Queremos advertir de antemão à parte polonesa que evite qualquer provocação direcionada à República de Belarus para justificar o uso ilegal da força contra pessoas indefesas e desarmadas, incluindo crianças e mulheres", afirmou o Ministério das Relações Exteriores de Belarus em um comunicado.


Em uma conversa por telefone, Lukashenko falou com Putin sobre a situação.E também disse que seu país não ficaria de joelhos diante da UE.


"Não queremos briga. Não estou louco, entendo perfeitamente onde tudo isto pode levar [...] Sabemos bem qual é o nosso lugar, mas tampouco ficaremos de joelhos", disse Lukashenko, de acordo com trechos da conversa divulgados pela agência estatal Belta.


O Kremlin, por sua vez, afirmou que "observa de perto" o confronto migratório na fronteira leste da UE e ainda não reagiu às acusações feitas pelo primeiro-ministro polonês contra Putin.


Em um cenário de crise, Estados Unidos e UE pediram a Belarus para deter o que chamaram de "fluxo orquestrado de migrantes".


A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) também acusou Minsk de usar os migrantes como peões políticos, enquanto a UE pediu novas sanções contra o regime bielorrusso.


 Bloqueados 

Muitos migrantes que desejam entrar na Polônia fogem de conflitos e da pobreza em países do Oriente Médio.


Eles afirmam que estão bloqueados: Belarus impede o retorno a Minsk para uma viagem de retorno a seus países, enquanto a Polônia não permite a entrada para a solicitação de asilo.


"De acordo com nossos cálculos, pode haver entre 12.000 e 15.000 migrantes em Belarus", disse o porta-voz dos serviços especiais da Polônia, Stanislaw Zaryn.


Quase 4.000 estariam na área de Kuznica, perto da fronteira com a Polônia. Os jornalistas estão proibidos de entrar na área, mas imagens divulgadas pelas autoridades dos dois países mostram centenas de homens, mulheres e crianças ao redor de fogueiras para enfrentar o frio.


De acordo com os guardas de fronteira bielorrussos, os migrantes estão em uma condição física e psicológica "extremamente ruim" e precisam de comida e água.


Além disso, eles acusam as forças polonesas de usar gás lacrimogêneo e exercer "pressão psicológica" sobre os migrantes "com o uso de alto-falantes, holofotes e luzes estroboscópicas a noite toda". "Tiros também foram ouvidos", afirmaram.


A agência bielorrussa Belta informou que há por volta de 3.000 pessoas em um acampamento perto da fronteira.


O porta-voz do governo polonês, Piotr Muller, advertiu na segunda-feira que "pode acontecer uma escalada deste tipo de ação na fronteira em um futuro próximo".


Porém, o ministro bielorrusso do Interior, Ivan Kubrakov, afirmou que os migrantes estão "legalmente" na ex-república soviética e que "até agora não aconteceu violação da lei por parte dos migrantes".


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação