CRISE

'Afeganistão está à beira do colapso econômico', alerta Paquistão

Governo paquistanês pediu que a comunidade internacional apoie urgentemente a retomada da ajuda humanitária ao país

Agence France-Presse
postado em 11/11/2021 08:29 / atualizado em 11/11/2021 08:30
 (crédito: Pakistan's Ministry of Foreign Affairs / AFP)
(crédito: Pakistan's Ministry of Foreign Affairs / AFP)

O Afeganistão está "à beira de um colapso econômico", e a comunidade internacional deve renovar seu apoio financeiro e a ajuda humanitária ao país, advertiu o ministro paquistanês das Relações Exteriores nesta quinta-feira (11) em uma entrevista em Islamabad com diplomatas americano, chinês e russo.

"O Afeganistão está agora à beira do colapso econômico", disse o chanceler Shah Mehmod Qureshi na abertura da reunião da "troika plus", da qual participa o novo enviado americano para o Afeganistão, Thomas West.

Os diplomatas se reúnem hoje com o ministro talibã das Relações Exteriores, Amir Khan Muttaqi.

Se a situação piorar, a capacidade do novo regime talibã de governar o país ficará "severamente limitada", disse Qureshi.

"Portanto, é imperativo que a comunidade internacional apoie urgentemente a retomada da ajuda humanitária", convocou.

Isso inclui o acesso do Afeganistão aos fundos congelados pelos doadores ocidentais desde que o Talibã assumiu o controle do país em agosto, acrescentou.

Esse apoio "ajudará nos nossos esforços para relançar as atividades econômicas e tornar a economia afegã estável e sustentável", explicou o ministro.

As medidas também beneficiarão os países ocidentais, frisou.

"Se vocês acham que estão longe, que a Europa está segura e que essas áreas não serão afetadas pelo terrorismo, não se esqueçam da história", frisou.

"Aprendemos com o passado e não queremos repetir os mesmos erros", completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação