COSTA RICA

Advogado brasileiro é eleito para Corte Interamericana de Direitos Humanos

Rodrigo Mudrovitsch foi uma indicação do presidente Jair Bolsonaro e disputava a maioria de 24 votos contra sete candidatos para quatro vagas

Ronayre Nunes
postado em 12/11/2021 19:53
Com 36 anos,  Rodrigo Mudrovitsch foi o segundo mais jovem a ser integrado na corte durante toda a história da OEA -  (crédito: Reprodução/Redes sociais)
Com 36 anos, Rodrigo Mudrovitsch foi o segundo mais jovem a ser integrado na corte durante toda a história da OEA - (crédito: Reprodução/Redes sociais)

Formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB) — onde também conseguiu o título de mestre em Direito, Estado e Constituição — e doutor em Direito Constitucional pelo Departamento de Direito do Estado da Universidade de São Paulo (USP), o brasileiro Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch, 36 anos, foi eleito, nesta sexta-feira (12/11), como o novo juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Mudrovitsch foi indicado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o cargo. O jurista — que atua em algumas comissões no Congresso Nacional, além do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e no Conselho Nacional de Justiça — disputava quatro vagas contra sete candidatos em um universo de 24 possíveis votos.

De grande importância, o cargo é responsável pela promoção e proteção dos direitos humanos em todo o continente Americano. Mudrovitsch ficará na posição por seis anos ao lado de outros seis juízes na sede da OEA, em São José, na Costa Rica.

Pelas redes sociais, Bolsonaro celebrou a vitória de Mudrovitsch: “O resultado demonstra, além das qualidades do candidato, o reconhecimento da excelente política externa do Governo Bolsonaro na pessoa do Ministro das Relações Exteriores, Carlos França”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação