CONFLITO

Putin diz que manobras dos EUA no Mar Negro são "provocação"

A situação nesta região é bastante complicada desde que a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia em 2014. Há mais de sete anos, a Ucrânia está em conflito com separatistas pró-russos no leste de seu território

Agence France-Presse
postado em 15/11/2021 18:36
 (crédito: RAMIL SITDIKOV)
(crédito: RAMIL SITDIKOV)

Moscou, Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, descreveu, nesta segunda-feira (15/11), como "provocação" as manobras militares realizadas pelos Estados Unidos e pela Otan no Mar Negro, durante uma conversa por telefone com seu homólogo francês, Emmanuel Macron, informou o Kremlin.

Durante o diálogo, Putin se referiu ao "caráter provocativo das manobras em grande escala realizadas pelos Estados Unidos e alguns de seus aliados no Mar Negro, que reforçam as tensões entre a Rússia e a Otan", disse o Kremlin em um comunicado .

O presidente russo parecia estar se referindo à participação de vários navios militares dos EUA em manobras no Mar Negro que Moscou disse na semana passada estar "monitorando" e que Putin chamou de "sério desafio".

As declarações foram feitas em um contexto de crescente tensão pelo conflito na Ucrânia, um país banhado pelo Mar Negro.

A situação nesta região é bastante complicada desde que a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia em 2014. Há mais de sete anos, a Ucrânia está em conflito com separatistas pró-russos no leste de seu território.

Os Estados Unidos e a União Europeia expressaram preocupação com o recente envio de tropas russas para a fronteira com a Ucrânia.

Em sua conversa telefônica com Putin nesta segunda, Macron expressou sua "disposição de defender a integridade territorial da Ucrânia", segundo a presidência francesa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação