EUA e Irã

EUA anunciam sanções contra indivíduos e entidade do Irã

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou a imposição de sanções contra cinco indivíduos e uma entidade do Irã

Agência Estado
postado em 18/11/2021 19:27 / atualizado em 18/11/2021 19:27
 (crédito: Brendan Smialowski / AFP)
(crédito: Brendan Smialowski / AFP)

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira, 18, a imposição de sanções contra cinco indivíduos e uma entidade do Irã por tentativa de interferência nas eleições presidenciais de 2020.

Em comunicado, o órgão diz que os EUA identificaram ações cibernéticas de agentes patrocinados pelo Estado iraniano que tentavam "semear discórdia" e "minar" a credibilidade do processo eleitoral americano.

Segundo a nota, o grupo também disseminou informações falsas nas redes sociais, enviou e-mails ameaçadores e divulgou um vídeo "fraudulento", que sugeria que as urnas eram passíveis de manipulação.

"O Tesouro continuará a responder aos esforços para minar a integridade de nossos sistemas eleitorais", disse o secretário adjunto do Tesouro, Wally Adeyemo. "A ação de hoje ressalta o compromisso do governo dos EUA de responsabilizar os atores patrocinados pelo estado por tentarem minar a confiança do público no processo eleitoral e nas instituições dos EUA", acrescentou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.