GOVERNO DEMOCRATA

EUA: Câmara aprova projeto de lei trilionário de bem-estar social e ambiental

A tarefa da Casa Branca para aprovar o plano, apelidado de Build Back Better (Reconstruir Melhor), não será nada fácil

Rodrigo Craveiro
postado em 20/11/2021 06:00
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, comemora aprovação de pacote com os colegas democratas: fim do racha dentro do partido  -  (crédito:  Anna Moneymaker/Getty Images/AFP)
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, comemora aprovação de pacote com os colegas democratas: fim do racha dentro do partido - (crédito: Anna Moneymaker/Getty Images/AFP)

A pouco menos de uma semana do Dia de Ação de Graças, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem motivos de sobra para agradecer e para orar por um novo — e definitivo — sucesso. Depois de uma aprovação apertada na Câmara dos Representantes (220 votos a favor e 213 contra), o Senado deverá apreciar, depois do recesso de feriado, o gigantesco projeto de lei de bem-estar social e ambiental proposto pelo democrata e estimado em US$ 1,8 trilhão (cerca de R$ 10 trilhões).

A tarefa da Casa Branca para aprovar o plano, apelidado de Build Back Better (Reconstruir Melhor), não será nada fácil: a espiral inflacionária da economia norte-americana se impõe como obstáculo entre os próprios democratas, que, mais uma vez, devem mostrar resistência ao texto, somando-se aos republicanos. 

"Hoje, a Câmara aprovou meu projeto de lei Build Back Better. Agradeço à presidente (Nancy) Pelosi, à liderança da Câmara, e aos membros que trabalharam tão duro e aprovaram esse texto. Agora, ele vai para o Senado, onde espero que seja aprovado o mais rápido possível, para que eu possa sancioná-lo", escreveu Biden. O projeto prevê uma série de reformas na educação, na saúde, no meio ambiente e na atenção à infância e passou a ser considerado o centro da agenda nacional do governo democrata. 

Professor de direito e de ciência política da Universidade de Yale, Bruce Ackerman disse à reportagem que a aprovação do plano pelos deputados "representa um importante ato de liderança ambiental, depois da cegueira deliberada de Donald Trump ante a realidade do aquecimento global". Ele prevê um trâmite tortuoso no Senado e aposta que a Câmara Alta do Congresso responderá com um compromisso que minará algumas das principais iniciativas aprovadas na Câmara. "A questão é se os compromissos do Senado destruirão qualquer movimento sério em relação à frente ambiental — no momento em que o aquecimento global se acelera em ritmo perigoso", avaliou. 

Prêmio Nobel de Economia em 2013 e um dos 17 laureados signatários de uma carta aberta a Biden, na qual elogiavam o plano, Robert Shiller — também professor de economia em Yale — confidenciou ao Correio que apoiaria o pacote presidencial "apenas por suas disposições sobre as mudanças climáticas". "Estamos enfrentando uma grande crise climática e é comovente ver que os Estados Unidos tomam algumas medidas contra ela", observou. 

Humanidade

Para Shiller, o plano de Biden se destaca por sua humanidade e pela atenção às crianças e aos pobres. "A covid-19 impôs um fardo especial sobre os mais carentes. Após a aprovação e a promulgação do plano, pode haver um aumento das pressões inflacionárias. Biden precisará usar a discrição ao ampliar os gastos."

Por sua vez, Jason Furman — professor da Universidade de Harvard e conselheiro econômico no governo do também democrata Barack Obama — afirmou à reportagem que o plano de Biden será "um passo histórico na abordagem das mudanças climáticas e na expansão de oportunidades para as crianças". "O texto enfrenta desafios no Senado, mas espero que, no fim, seja aprovado com algumas modificações adicionais." 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação