Nicaragua

Ortega é proclamado oficialmente presidente da Nicarágua pelo quarto mandato consecutivo

O tribunal eleitoral da Nicarágua proclamou o presidente Daniel Ortega e a vice-presidente Rosario Murillo, sua esposa, os vencedores das eleições gerais

Agence France-Presse
postado em 26/11/2021 18:35 / atualizado em 26/11/2021 18:35
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O tribunal eleitoral da Nicarágua proclamou nesta sexta-feira (26) o presidente Daniel Ortega e a vice-presidente Rosario Murillo, sua esposa, os vencedores das eleições gerais de 7 de novembro, nas quais o presidente obteve seu quarto mandato consecutivo com seus adversários na prisão ou no exílio.

“Declaram-se eleitos de maneira efetiva como Presidente e Vice-Presidente da República da Nicarágua os cidadãos eleitos José Daniel Ortega Saavedra e Rosario Murillo Zambrana”, anunciou o Conselho Superior Eleitoral (CSE) em uma resolução, também publicada no diário oficial La Gaceta.

Com 99% dos votos apurados, o casal presidencial, que concorreu pelo partido governista Frente Sandinista (FSLN, esquerda), venceu com 75,87% dos votos e, em 10 de janeiro de 2022, tomará posse dos cargos por mais cinco anos.

As eleições, que aconteceram após a criminalização dos partidos de oposição e a prisão, sob acusações de conspiração e outros crimes, de dezenas de seus líderes, ativistas e empresários - entre eles sete pré-candidatos à presidência -, foram duramente criticadas pela comunidade internacional e pavimentaram o caminho para novas sanções contra o governo nicaraguense.

Ortega, que governou pela primeira vez durante a Revolução Sandinista, enfrentará em seu novo mandato um maior isolamento internacional.

Em 12 de novembro, a Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) não reconheceu a legitimidade das eleições na Nicarágua, o que motivou Ortega a solicitar na semana passada a saída formal de seu país deste órgão regional em meio a acusações de "ingerência".

Os Estados Unidos proibiram Ortega de entrar em seu território. O presidente acusa Washington de apoiar protestos contra seu governo em 2018, que deixaram mais de 300 mortos, segundo grupos humanitários.

No documento, o CSE atualizou a taxa de participação registrada na Nicarágua, anunciando 65,26%, enquanto o grupo de observação "Urnas Abertas", próximo da oposição, registrou uma abstenção de 81%.

Ortega, um ex-guerrilheiro de 76 anos que governa desde 2007, terá novamente um Congresso dominado por 75 deputados sandinistas (de 91 cadeiras), cinco a mais do que no período 2017-2021.

Isso permitirá que o governo continue a aprovar com facilidade leis ordinárias, especiais e nomeações para altos cargos de liderança, além de fazer reformas na Constituição.

O Partido Liberal Constitucionalista (PLC, direita e aliado do governo) ficou como a segunda força parlamentar após obter 10 assentos.

O partido indígena Yatama ganhou uma cadeira, enquanto as cinco restantes foram ocupadas por três partidos de direita, tidos como colaboracionistas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação