Covid-19

Presença da ômicron antes na Europa levanta suspeita sobre origem da variante

Holanda revela que a nova cepa foi detectada em duas amostras, em 19 e em 23 de novembro. África do Sul lançou alerta no dia seguinte. OMS pede resposta "racional"

Rodrigo Craveiro
postado em 01/12/2021 06:00
Viajante da África do Sul se submete a teste de detecção do coronavírus no aeroporto de Schiphol, na Holanda -  (crédito: AFP)
Viajante da África do Sul se submete a teste de detecção do coronavírus no aeroporto de Schiphol, na Holanda - (crédito: AFP)

O anúncio do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda (RIVM) lançou dúvidas sobre quando e onde surgiu a ômicron, a nova cepa do Sars-CoV-2, causador da covid-19. De acordo com a entidade, a variante foi identificada no país, pela primeira vez, em 19 de novembro, por meio de amostras testadas pelo Serviço de Saúde de Amsterdã. "Em um teste especial PCR, elas exibiram uma anormalidade na proteína spike. Isso levantou a preocupação de que a ômicron pudesse estar envolvida", afirmou o RIVM.

Outra amostra revelou mesma característica, em 23 de novembro. Seis dias depois, veio a confirmação de que se tratava da ômicron. "Não está claro se essas pessoas tinham visitado a África do Sul", ressaltou o instituto holandês. Até ontem, acreditava-se que os primeiros casos da ômicron na Europa envolviam os 14 passageiros que testaram positivo e desembarcaram em Amsterdã, procedentes da África do Sul, em 26 de novembro.

Os dois contágios ocorreram antes de as autoridades sul-africanas alertarem a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 24 de novembro — seis dias depois de Angelique Coetzee, presidente da Associação Médica da África do Sul, identificar a cepa.

Ontem, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS, defendeu uma reação "racional e proporcional" à ômicron. A entidade  instou as pessoas com mais de 60 anos e os "vulneráveis" não vacinados a adiarem viagens aéreas para regiões com transmissão comunitária da nova variante.  

Ao Correio, Coetzee disse não se surpreender com a notícia de que a cepa circulava pela Europa antes do que se imaginava. "O vírus pode ser rastreado ainda no começo dos sintomas. A Holanda não fechou as fronteiras antes que revisássemos as amostras e atestássemos a presença da nova cepa", comentou. "Assim que soubemos da ômicron, começamos a refazer os testes de PCR em pacientes nos quais não tínhamos a certeza do vetor da infecção." 

Ao ser questionada sobre a hipótese de a ômicron ter surgido na Europa, e não na África, Coetzee respondeu que "tudo é possível". "Esperamos que outras nações revisem seus dados. Por várias vezes tenho declarado que a nova cepa provavelmente está em vários outros países, pois os sintomas leves podem ser facilmente ignorados", disse. 

Reitor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Witwatersrand, em Johannesburgo, Shabir Madhi considera improvável que a ômicron tenha origem no continente europeu. "A cepa está muito mais disseminada no sul da África, e a delta ainda se mostra dominante na Holanda", explicou.

Ele lembrou à reportagem que a marca registrada da pandemia da covid-19 tem sido o fato de as variantes virem à tona depois de se espalharem por um tempo. Segundo Madhi, no contexto da África do Sul e do Brasil, um lockdown total contra a ômicron surtiria pouco efeito. "Essa medida talvez fosse exigida sob iminente colapso dos hospitais. Ela desacelera a propagação do vírus, em vez de livrar dele."

Advertência

Tedros Adhanom externou preocupação em relação às medidas anunciadas por países para se resguardarem ante o avanço da nova cepa. "Estou preocupado com o fato de que vários Estados-membros implantem medidas gerais e brutais que não são fundamentadas em evidências nem são eficazes por conta própria, e que apenas agravarão as desigualdades", afirmou o diretor da OMS, segundo o qual as proibições de viagens aéreas não impedirão a disseminação da nova cepa. 

Japão, Canadá e Brasil confirmaram seus primeiros casos de infecção pela nova variante, que circula por pelo menos 20 países de cinco continentes.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Viajante da África do Sul se submete a teste de detecção do coronavírus no aeroporto de Schiphol, na Holanda
    Viajante da África do Sul se submete a teste de detecção do coronavírus no aeroporto de Schiphol, na Holanda Foto: AFP
  • Angelique Coetzee, presidente da Associação Médica da África do Sul
    Angelique Coetzee, presidente da Associação Médica da África do Sul Foto: Associação Médica da África do Sul/Divulgação
  • Médico coleta secreção de guarda fronteiriço de Israel, em local de testagem de Jerusalém
    Médico coleta secreção de guarda fronteiriço de Israel, em local de testagem de Jerusalém Foto: Ahmad Gharabali/AFP
  • Indiano tem a temperatura medida em estação de Mumbai: precaução ante a disseminação da ômicron
    Indiano tem a temperatura medida em estação de Mumbai: precaução ante a disseminação da ômicron Foto: Punit Paranjpe/AFP
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação