Portugal

Ministro português renuncia após escândalo de acidente com motorista oficial

O ministro do Interior de Portugal, Eduardo Cabrita, pediu demissão do cargo pelo escândalo provocado pela gestão de um acidente no qual se envolveu o seu motorista oficial

Agence France-Presse
postado em 03/12/2021 18:48 / atualizado em 03/12/2021 18:48
 (crédito: PATRICIA DE MELO MOREIRA)
(crédito: PATRICIA DE MELO MOREIRA)

O ministro do Interior de Portugal, Eduardo Cabrita, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (3) pelo escândalo provocado pela gestão de um acidente no qual se envolveu o seu motorista oficial e que causou a morte de uma pessoa.


"Não posso permitir que este aproveitamento político absolutamente intolerávelseja utilizado no atual quadro para penalizar a ação do governo [...] por isso entendi solicitar hoje a exoneração das minhas funções de ministro", disse Cabrita em entrevista coletiva.


"Eu aceitei o seu pedido de exoneração",respondeu logo depois o primeiro-ministro António Costa em outra entrevista.


A saída de Cabrita acontece a menos de dois meses das eleições legislativas antecipadas, convocadas depois que o projeto de orçamento do governo para 2022 foi rejeitado.


Em junho deste ano, o carro ministerial em que Cabrita viajava "a cerca 163 km/h", segundo a imprensa portuguesa, atingiu e matou um trabalhador de uma rodovia na região de Évora, no sul do país.


Nesta sexta-feira, o motorista do ministro foi denunciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, pelo Ministério Público de Portugal.


Desde o acidente, a gestão do caso tem sido muito criticada e o ministro foi acusado de evitar sua responsabilidade e de insensibilidade para com os familiares da vítima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação