Biden e Putin

Biden fala para Putin em 'fortes medidas econômicas' em caso de escalada militar

Na conversa desta tarde Joe Biden deixou claro que os Estados Unidos "responderiam com fortes medidas econômicas e outras no caso de uma escalada militar" na questão com a Ucrânia

Agência Estado
postado em 07/12/2021 17:10 / atualizado em 07/12/2021 17:10
 (crédito: JIM WATSON)
(crédito: JIM WATSON)

Em conversa nesta terça-feira com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o homólogo norte-americano, Joe Biden, deixou claro que os Estados Unidos e seus aliados "responderiam com fortes medidas econômicas e outras no caso de uma escalada militar" na questão com a Ucrânia, segundo comunicado divulgado pela Casa Branca. De acordo com o documento, o democrata demonstrou a "profunda preocupação" de Washington e seus parceiros europeus com a escalada de forças russas na proximidade com o território ucraniano.

"O presidente Biden reiterou seu apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia e pediu a redução da escalada e um retorno à diplomacia", segundo o comunicado.

Além da questão, o documento diz que os líderes conversaram sobre outros tópicos durante a chamada de vídeo, incluindo ataques de ransoware e questões regionais, como o Irã.

Em um comunicado divulgado poucas horas antes da conversa, autoridades ucranianas acusaram a Rússia de enviar tanques e atiradores ao leste da Ucrânia para "provocar o retorno do fogo".

O Ministério da Defesa da Ucrânia alegou que a Rússia está mantendo "campos de treinamento sob a liderança de militares regulares das Forças Armadas Russas".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags