Caso Wikileaks

EUA obtêm vitória judicial e estão mais próximos de extraditar criador do WikiLeaks

Tribunal de Apelações havia anulado uma decisão de entregar Assange a Washington. Fundador do site que divulgou informações sigilosas recorre ao Tribunal Supremo do Reino Unido

Correio Braziliense
postado em 11/12/2021 06:00
 (crédito: Niklas Halle'n/AFP)
(crédito: Niklas Halle'n/AFP)

Uma novela que se arrasta há dois anos caminha para um desfecho desfavorável para Julian Assange, fundador do site WikiLeaks. O governo dos Estados Unidos conseguiu uma vitória importante na tentativa de extraditar o austaliano de 50 anos, preso em Londres desde sua detenção na Embaixada do Equador, em 2019. Um tribunal de apelações do Reino Unido anulou a decisão prévia de não entregar Assange.

Washington deseja julgar o fundador do WikiLeaks pela publicação, a partir de 2010, de quase 700 mil documentos diplomáticos e militares secretos, relacionados, principalmente, com as guerras lideradas pelos Estados Unidos no Afeganistão e Iraque. Na primeira instância, a juíza Vanessa Baraitser bloqueou a extradição, em janeiro, por considerar que Assange, com uma saúde mental considerada frágil, poderia cometer suicídio se fosse entregue ao sistema judicial dos Estados Unidos.

No entanto, os advogados do governo norte-americano recorreram da decisão e, nove meses depois, alegaram que a magistrada não atribuiu importância suficiente a outros depoimentos de especialistas sobre o estado psicológico do detido. Eles garantiram que o austaliano não seria mantido em isolamento punitivo em uma penitenciária federal de segurança máxima e que receberia o tratamento médico adequado.

Ontem, o tribunal de apelações de Londres deu razão a Washington e anulou a sentença prévia, por considerar que o governo dos Estados Unidos "apresentou ao Reino Unido um pacote de garantias" e destacando que aceitaria uma transferência de Assange para a Austrália em caso de condenação. Desta maneira, o tribunal ordenou que, sem mais exames, o caso seja enviado ao Ministério do Interior, que tem a última palavra sobre qualquer extradição.

Recursos

A batalha legal deve se arrastar por um tempo. Os advogados de Assange anunciaram uma apelação ao Tribunal Supremo britânico e a Cortes internacionais, se for necessário. "Vamos esgotar todos os recursos nacionais e internacionais para defender aquele que não cometeu nenhum crime e tem resistido heroicamente, e com coragem, por mais de 11 anos à perseguição por defender a liberdade de expressão e o acesso à informação", disse o ex-juiz espanhol Baltasar Garzón, coordenador internacional da defesa de Assange.

Na saída do tribunal, a noiva de Assange, a advogada sul-africana Stella Moris, denunciou o "cinismo" de "ter um dos principais jornalistas dos últimos 50 anos em uma prisão britânica acusado de publicar a verdade sobre crimes de guerra, sobre os assassinatos da CIA".

A organização não governamental de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional questionou as garantias de Washington, que chamou de "intrinsecamente pouco confiáveis". A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) criticou uma decisão com "perigosas consequências para o futuro (...) da liberdade de imprensa no mundo". Em um contexto de crescente tensão diplomática com o Ocidente, o governo russo chamou a decisão britânica de "vergonhosa".

O processo de Assange virou uma causa para os defensores da liberdade de expressão. Seus partidários alegam que o WikiLeaks tem os mesmos direitos que outros meios de comunicação a publicar material confidencial, desde que seja de interesse público. Mas o governo americano, que apresentou 18 acusações — que incluem espionagem — , afirma que Assange não é jornalista e sim um hacker. Além disso, alega que a divulgação de documentos sem filtro colocou em perigo a vida de seus informantes. Em caso de extradição, ele pode ser condenado ao máximo de 175 anos de prisão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.