EX-DITADOR

Alberto Fujimori pode ser julgado por esterilização forçada de 270 mil peruanas

Entre 1996 e 2000, o ex-ditador forçou mulheres indígenas a fazer cirurgias de laqueadura de trompas

Correio Braziliense
postado em 12/12/2021 06:00
Justiça peruana pede ao Chile que amplie extradição de Fujimori para julgá-lo por esterilização forçada -  (crédito: The Associated Press)
Justiça peruana pede ao Chile que amplie extradição de Fujimori para julgá-lo por esterilização forçada - (crédito: The Associated Press)

A justiça peruana pedirá ao Chile a ampliação da extradição do ex-presidente Alberto Fujimori para que o ex-ditador possa ser julgado em processo sobre a esterilização forçada de mulheres. Estima-se que, entre 1996 e 2000, cerca de 270 mil peruanas, a maioria de origem indígena, tenham sido submetidas a cirurgias de laqueadura de trompas sem consentimento.

Durante audiência virtual, realizada na última semana, o juiz responsável pelo caso, Rafael Martínez, destacou que Fujimori não poderia ser julgado pelos crimes praticados contra essas mulheres, pois a pauta extrapola o alcance do convênio entre Santiago e Lima, que possibilitou o retorno do ex-presidente ao país em 2007. Com 83 anos, o ex-ditador cumpre pena de 25 anos de detenção.

Carmen Rosa Crisóstomo, promotora do caso, informou que o Ministério Público do país "oportunamente apresentará a ampliação do pedido de extradição" ao Chile.

De acordo com a Agência France-Press, além do ex-presidente, o juiz Rafael Martínez pretende levar a julgamento os ex-ministros Eduardo Yong, Marino Costa, Alejandro Aguinaga e Ulises Jorge Aguilar.

Os ex-ministros "serão processados por serem os supostos autores do crime contra a vida, o corpo e a saúde — lesões graves, seguidas de morte no contexto de grave violação dos direitos humanos", informou o magistrado.

As vítimas teriam sido incluídas no Programa Nacional de Saúde Reprodutiva e Planejamento Familiar, sem ter conhecimento do que se tratava. As mulheres foram esterilizadas sem o seu consentimento. Muitas das vítimas, sequer falavam espanhol. O processo das "esterilizações forçadas" foi aberto em 2002 e, desde então, foi arquivado por inúmeras vezes.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.