PERIGO

Vídeo: Casal encontra cobra venenosa de 1,5 metro escondida em árvore de Natal

O animal foi descoberto após os gatos de estimação da família ficarem assombrados diante do objeto decorativo

Talita de Souza
postado em 15/12/2021 21:37
Entre os pingentes de renas e de flocos de neve da árvore de Natal da família WIld, um ser vivo se mexia entre os galhos: uma cobra -  (crédito: CNN International)
Entre os pingentes de renas e de flocos de neve da árvore de Natal da família WIld, um ser vivo se mexia entre os galhos: uma cobra - (crédito: CNN International)

Sinos, laços, bolinhas brilhantes e caixas de presentes. Os enfeites tradicionais de árvores de Natal são diversos, mas o casal Rob e Marcela Wild descobriram uma nova opção — inusitada e perigosa — no objeto montado na sala da casa deles: uma das cobras mais venenosas da África do Sul, país onde moram. O animal de 1,5 metro estava escondido entre os galhos e foi retirado por um apanhador de cobras. O caso ocorreu na última sexta-feira (10/12), na Cidade do Cabo.

O casal conta que montou a árvore de Natal horas antes da descoberta. Momentos após colocarem a última bolinha da decoração e se sentirem orgulhosos do trabalho feito, perceberam que os gatos de estimação não paravam de encarar o objeto decorativo.

“Os gatos estavam espiando dentro da árvore e minha esposa disse ‘provavelmente há um rato lá em algum lugar’”, disse Rob Wild à CNN Internacional. Ao se aproximarem, entre os pingentes de renas e de flocos de neve, um ser vivo se mexia entre os galhos: uma cobra. Veja o momento:

Rob diz que não reconheceu a espécie da cobra e, ao fazer uma pesquisa na internet, descobriu que ele e a esposa estavam em perigo iminente. “Eu não sabia o que era na época, mas pesquisei no Google o que são cobras em nossa área e surgiu imediatamente como uma boomslang. Pensei 'Santo Moisés, este é o rei de todas as cobras venenosas'", lembra.

A espécie boomslang é conhecida como uma cobra tímida, porém uma das mais perigosas da África. O veneno destilado na picada causa hemorragias e pode ser fatal para humanos mesmo em pequenas quantidades.

O casal chamou o apanhador de cobras Gerrie Heyns para resgatar o animal. O especialista orientou os dois a não se aproximarem da árvore, mas “manter os olhos na cobra” até a chegada dele, um período de duas horas.

Gerrie usou pinças especiais para o manuseio da cobra e a colocou no chão, onde ele afirma ser mais fácil de manuseá-la. “Assim que eu a controlei, a família veio imediatamente ver a cobra. Ela não tentou morder ou ficar na defensiva, porque eu não dei razão para isso. Um momento assustador se transformou em um momento emocionante para as crianças”, disse.

Em seguida, o especialista colocou o animal em um tubo específico para cobras, onde ela ficou até que ele a soltasse na natureza. Para ele, a cobra entrou na casa de Rob e Marcela em busca de comida, água e abrigo. “Provavelmente quando viu o primeiro movimento, tentou escapar para o esconderijo mais próximo que era a árvore", disse ele.

Apesar do alto nível de veneno, Gerrie, que já resgatou centenas de cobras em casas na África do Sul, afirma que a boomslang não é uma cobra que pica com facilidade, apenas quando se sente ameaçada.

“Elas (cobras) são muito relutantes em morder, mas foram muito demonizadas”, acrescentou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação