REINO UNIDO

Rainha Elizabeth homenageia príncipe Philip em discurso de Natal

No vídeo publicado no canal oficial da família real, sua majestade aparece ao lado da foto do casal, registrada durante a comemoração das bodas de diamante deles, em 2007

Jéssica Andrade
postado em 25/12/2021 15:49 / atualizado em 25/12/2021 15:51
 (crédito: Reprodução/YouTube)
(crédito: Reprodução/YouTube)

O ano de 2021 não foi fácil nem para a monarquia. Em seu tradicional discurso natalino, a rainha Elizabeth II prestou um tributo ao marido, príncipe Philip, que morreu em abril deste ano. Após 73 anos de casamento, é o primeiro Natal da monarca sem o "amado", como ela carinhosamente se refere a ele no vídeo publicado neste sábado (25/12), no canal oficial da Família Real, no YouTube.

Emocionada, a rainha disse que agora entende que, embora o Natal seja uma época de felicidade e alegria, também pode ser difícil para aqueles que perdem um ente querido, especialmente este ano. O príncipe Philip, Duque de Edimburgo, faleceu em 9 de abril de 2021, aos 99 anos.

"A vida, é claro, consiste em separações finais, bem como em primeiros encontros — e por mais que eu e minha família sinta falta dele, sei que ele gostaria que curtíssemos o Natal. (...) E para mim e minha família, mesmo com uma risada familiar faltando este ano, haverá alegria no Natal, pois temos a chance de relembrar e ver novamente a maravilha da época festiva através dos olhos de nossos pequenos", declara a monarca britânica.

No vídeo do discurso, a rainha aparece ornada com um broche de safira, que ela utilizou na lua de mel do casal, em 1947. O cenário também contou com uma foto dela e do príncipe Philip, registrado quando comemoraram as bodas de diamante, em 2007.

 

De acordo com o Palácio de Buckingham, a rainha passou o Natal no Castelo de Windsor, residência oficial da monarca, ao lado de membros próximos da família. O príncipe de Gales, Charles, e a duquesa da Cornualha, Camila, fizeram companhia à rainha.

De acordo com a tradição, a família real costumava comemorar o feriado no palácio de Sandringham, com a realização de um almoço pré-natalino, uma partida de futebol festiva e um jantar na véspera do Natal. O dia seguinte era reservado à abertura dos presentes, o almoço de Natal e o tradicional discurso. O evento foi cancelado por causa do avanço da pandemia causada pelo coronavírus.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE