Covid-19

EUA registra recorde de casos diários de covid-19

Em meio à quinta onda da covid-19, relacionada com a variante ômicron, os Estados Unidos registraram, nas últimas 24 horas, uma média recorde de 265.427 novos casos diários

Agence France-Presse
postado em 29/12/2021 13:29 / atualizado em 29/12/2021 13:29
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Em meio à quinta onda da covid-19, relacionada com a variante ômicron, os Estados Unidos registraram, nas últimas 24 horas, uma média recorde de 265.427 novos casos diários - informou a Universidade Johns Hopkins nesta quarta-feira (29).

Nos últimos sete dias, a média diária de novos casos superou o recorde de 251.989 infecções alcançado durante a terceira onda, em janeiro de 2021.

A ômicron já é a variante dominante nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC). Foi responsável por em torno de 59% dos novos casos na semana que terminou em 25 de dezembro.

Essa agência federal de saúde pública revisou drasticamente para baixo suas estimativas da semana anterior (encerrada em 18 de dezembro): de 73% de ômicron para 22,5% (dado correto).

"Recebemos mais dados sobre este período, e houve uma redução na proporção de ômicron", disse uma porta-voz do CDC à AFP.

Ela ressaltou, porém, que "é importante notar que continuamos vendo um aumento contínuo na proporção de ômicron".

A curva de novas infecções caiu entre o início de setembro e o final de outubro depois de uma quarta onda causada pela variante delta. Voltou a subir, há dois meses, e agora disparou, com a ômicron, uma variante altamente contagiosa.

"Será uma onda rápida, mas muito difícil", tuitou o epidemiologista da Universidade de Harvard Michael Mina na terça-feira.

Mina afirmou ainda que o registro de infecções é apenas a "ponta do iceberg", devido à quantidade de casos não detectados, ou não declarados.

No momento, a curva de internações também está aumentando, com cerca de 9.000 entradas diárias de novos pacientes com covid-19 nos Estados Unidos. De qualquer modo, indicam os dados do CDC, ainda se está longe das 16.500 hospitalizações registradas no início de janeiro de 2021.

Hoje, cerca de 1.200 pessoas morrem de covid-19, em média, todos os dias no país. Há um ano, o teto era de cerca de 3.400 óbitos.

O mundo bateu novos recordes de infecções nos últimos sete dias, com uma média de mais de 935.000 casos diários de covid-19, detectados de 22 a 28 de dezembro, conforme balanço da AFP feito com base em dados oficiais.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação