EUA e Rússia

EUA alertam que mundo 'ficará atento' à conduta de tropas russas no Cazaquistão

Os Estados Unidos alertaram as tropas russas destacadas no Cazaquistão para que não tentem assumir o controle das instituições

Agence France-Presse
postado em 06/01/2022 18:44 / atualizado em 06/01/2022 18:44
 (crédito: ANDREW HARNIK)
(crédito: ANDREW HARNIK)

Os Estados Unidos alertaram nesta quinta-feira (6) as tropas russas destacadas no Cazaquistão para que não tentem assumir o controle das instituições desta antiga república soviética.

"Os Estados Unidos e, francamente, o mundo, ficarão atentos a qualquer violação dos direitos humanos", disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.

“Também estaremos vigilantes quanto a qualquer ação que possa levar à tomada das instituições” do país.

O porta-voz afirmou que "deixará para o governo do Cazaquistão" explicar as razões para o convite ao Tratado de Segurança Coletiva liderado pela Rússia.

O atual chefe desse grupo, o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, indicou que essa aliança estava respondendo a um pedido devido a "interferências externas".

Sem responder às alegações, Price renovou o apelo ao Cazaquistão para que resolva as causas dos distúrbios, desencadeados por protestos em massa contra os altos preços dos combustíveis.

"Esperamos que o governo do Cazaquistão em breve seja capaz de resolver problemas que são fundamentalmente de natureza econômica e política", disse Price, reiterando que os Estados Unidos são um "aliado" da nação centro-asiática.

O secretário de Estado, Antony Blinken, pediu nesta quinta a seu homólogo Mukhtar Tleuberdi que apoie uma solução pacífica e o respeito pela liberdade da mídia.

Blinken reiterou "o total apoio dos Estados Unidos às instituições estabelecidas constitucionalmente e à liberdade de imprensa, e defendeu o respeito aos direitos e a resolução combinada da crise", informou Price.

O porta-voz também disse que Blinken discutiu as preocupações dos Estados Unidos sobre os movimentos de tropas russas perto de outra das antigas repúblicas soviéticas, a Ucrânia.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação