Rota de droga

Novo recorde de apreensões de cocaína no porto belga de Amberes em 2021

A Bélgica é o principal ponto de entrada da cocaína na Europa, à frente da Espanha e Holanda, informou o administrador geral das alfândegas belgas

Agência France-Presse
postado em 07/01/2022 12:50
 (crédito: François WALSCHAERTS / AFP)
(crédito: François WALSCHAERTS / AFP)

Antuérpia, Bélgica- As autoridades belgas anunciaram nesta sexta-feira (7) que apreenderam 89,5 toneladas de cocaína no porto de Amberes em 2021, um aumento de 36% em relação a 2020 e um novo recorde.

Essa quantidade, que dobrou em cinco anos, é estimada em 12,76 bilhões de euros (US$ 14,42 bilhões) em valor.

O ministro das Finanças, Vincent Van Peteghem, entrevistado pela AFP, atribuiu este forte aumento a "um crescimento do tráfico de narcóticos a nível internacional".

A Bélgica é o principal ponto de entrada da cocaína na Europa, à frente da Espanha e Holanda, informou o administrador geral das alfândegas belgas, Kristian Vanderwaeren, em entrevista coletiva.

Os três principais países de onde as drogas procedem são Panamá, Equador e Paraguai.

As autoridades belgas também apreenderam 11,7 toneladas de haxixe e 1,3 tonelada de heroína no ano passado.

As autoridades destacaram que a vigilância do porto foi reforçada para detectar drogas nos contêineres.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação