POLÊMICA

'Escola de samba' provoca polêmica na Arábia Saudita

As imagens mostram mulheres vestidas com o icônico traje de plumas coloridas, porém, mais cobertas do que as das escolas de samba de um carnaval do Rio de Janeiro.

AFP
postado em 09/01/2022 13:32 / atualizado em 09/01/2022 13:32
 (crédito: CARL DE SOUZA)
(crédito: CARL DE SOUZA)

Riade, Arábia Saudita - Um espetáculo de samba, com dançarinas julgadas como 'muito peladas', gerou polêmica nesta semana na Arábia Saudita, o que levou as autoridades locais a abrirem uma investigação neste reino ultraconservador do Golfo.

Esta monarquia muçulmana começou recentemente uma abertura, organizando grandes eventos esportivos e diversos festivais, aprovados por grande parte da população, mas que irritam os mais conservadores.

Vídeos de três dançarinas de samba caminhando pelas ruas de Jazan, capital da região costeira de mesmo nome, localizada no sudoeste da Arábia Saudita, viralizaram nas redes sociais nesta semana.

As imagens mostram mulheres vestidas com o icônico traje de plumas coloridas. Com as pernas e a barriga à mostra, as bailarinas estavam, porém, mais cobertas do que as das escolas de samba de um carnaval do Rio de Janeiro.

A rede de televisão pública El Ejbariya transmitiu essas imagens criticando os corpos das jovens dançarinas.

"Esses programas buscam o entretenimento e não atacar os bons costumes ou fomentar comportamentos contrários à religião e à moral da sociedade", disse um morador de Jazan entrevistado pela rede.

Por outro lado, outros usuários das redes sociais manifestaram sua indignação e pediram às autoridades para tomar medidas enérgicas contra este tipo de atividades lúdicas, enquanto outros afirmavam que essa polêmica é exagerada porque, aos seus olhos, as dançarinas não estavam tão 'nuas'.

Devido à comoção dos conservadores, o príncipe de Jazan ordenou, na sexta-feira, a abertura de uma investigação e que sejam tomadas "as medidas necessárias para evitar qualquer forma de abuso", sem especificar quais. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação