TRAGÉDIA

Nova York: Incêndio deixa 63 feridos e ao menos 19 mortos; 9 vítimas são crianças

As chamas foram iniciadas por volta das 11h da manhã deste domingo (9/1), em um apartamento duplex no segundo e terceiro andares

Talita de Souza
postado em 09/01/2022 17:54 / atualizado em 09/01/2022 17:56
Mais de 200 bombeiros atuaram para combater as chamas e regatar as vítimas de um incêndio em um prédio residencial no Bronx, em Nova York -  (crédito: David Dee Delgado for The New York Times)
Mais de 200 bombeiros atuaram para combater as chamas e regatar as vítimas de um incêndio em um prédio residencial no Bronx, em Nova York - (crédito: David Dee Delgado for The New York Times)

Um incêndio em um prédio residencial de 19 andares no Bronx, em Nova York, deixou mais de 60 feridos e ao menos 19 mortos, sendo nove deles crianças. As chamas foram iniciadas por volta das 11h da manhã deste domingo (9/1), em um apartamento duplex no segundo e terceiro andares, e, em poucos minutos, se espalhou por toda a edificação, que conta com 120 unidades residenciais.

O comissário do Corpo de Bombeiros, Daniel Nigro, afirma que os agentes chegaram ao local em três minutos após a notificação e já encontraram as vítimas mortas “em todos os andares, com parada cardíaca e respiratória”. Nigro conta que “as condições de fumaça neste prédio eram sem precedentes”, o que pode ter causado mortes rápidas dos moradores do local.

Foram necessários 200 bombeiros da cidade de Nova York para combater as chamas e fazer o resgate das vítimas. Das 63 pessoas feridas, 32 estão com risco de vida e foram conduzidas para cinco hospitais do Bronx. Uma fonte do jornal The New York Times identificada apenas como “uma autoridade municipal” confirmou que 19 pessoas morreram até o momento, sendo nove delas crianças.

Cerca de 25 janelas foram quebradas para tirar as vítimas dos locais
Cerca de 25 janelas foram quebradas para tirar as vítimas dos locais (foto: David Dee Delgado for The New York Times)

O prefeito da cidade, Eric Adam, declarou, em entrevista coletiva, que “os números são horríveis” e que este é “um dos piores incêndios que testemunhamos nos tempos modernos”. A causa da tragédia ainda não foi esclarecida, mas os Bombeiros afirmam que o fogo se espalhou mais facilmente porque a porta do apartamento em que as chamas foram iniciadas estava aberta.

O prédio foi construído em 1972 e, de acordo com as autoridades, parecia não ter saídas de segurança. Cerca de 25 janelas foram destruídas para chegar até as vítimas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação