VENEZUELA

Venezuela: Estado natal de Hugo Chávez será governado pela oposição

Os adversários políticos de Nicolás Maduro repetiram a histórica vitória na eleição para governador alcançada em novembro e que foi anulada judicialmente

Correio Braziliense
postado em 11/01/2022 06:00
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Pela primeira vez em 24 anos, Barinas, estado natal do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, morto em 2013, será governado pela oposição. Os adversários políticos de Nicolás Maduro repetiram a histórica vitória na eleição para governador alcançada em novembro e que foi anulada judicialmente. Desconhecido na política nacional, o opositor Sergio Garrido venceu com 14 pontos de vantagem sobre o ex-vice-presidente e ex-chanceler Jorge Arreaza, que dispôs de todo o poder do governo à disposição durante a campanha.

Garrido conquistou 172.497 votos (55,36%) no primeiro boletim oficial, enquanto Arreaza ficou com 128.583 (41,27%). Um terceiro candidato, Claudio Fermín, acusado de colaborar com o chavismo para dividir o voto da oposição, obteve 5.996 (1,77%).

"O povo nobre, leal e valente de Barinas conquistou a vitória", comemorou Garrido, ao romper com as mais de duas décadas de hegemonia chavista no estado. Arreaza. O ex-chanceler de Maduro, que foi genro de Chávez e é pai do primeiro neto do ex-presidente, reconheceu a derrota no Twitter mais de uma hora antes do resultado oficial ser conhecido.

A votação do último domingo ratificou a vitória iminente da oposição em 21 de novembro do ano passado, que foi anulada pelo Supremo Tribunal de Justiça (TSJ), pró-governo. Na época, prevaleceu a alegação de que o candidato da oposição, Freddy Superlano, estava desqualificado devido a investigações judiciais.

A Corte afastou também a mulher de Superlano, que seria sua substituta, e um terceiro candidato, deixando Garrido, eleito para o parlamento regional em novembro, como quarta opção. Ao saber da vitória de Garrido, o ex-candidato impugnado celebrou: "A mesma expressão popular que foi apresentada no dia 21 (novembro) foi apresentada, desta vez com mais força."

A popular canção Linda Barinas foi entoada sem parar pelo comando da oposição, que explodiu em aplausos quando o resultado foi divulgado. "Há muito tempo que esperávamos por esta vitória", comemorou Karmín Sánchez, um ativista de 21 anos do partido de oposição. Uma plataforma com uma tela gigante que o chavismo instalou para comemorar uma eventual vitória ficou vazia, na escuridão, muito perto de sua base de campanha.

Simbologia

Localizado no oeste da Venezuela, o estado de Barinas, ao longo dos anos, tornou-se uma espécie de lugar culto da Revolução, com a família Chávez sempre à frente. A dinastia do governo começou com o pai do ex-presidente, Hugo de los Reyes (1998-2008), e terminou com seu irmão Argenis (2017-2021), que aspirava à reeleição, mas renunciou.

A direção do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) nomeou, então, Arreaza como candidato. Aos 48 anos, seu vínculo com Barinas se dá por meio de Chávez. "Nós não alcançamos os objetivos. Por enquanto", disse Arreaza, remetendo à frase que catapultou Chávez à fama depois de fracassar em uma tentativa de golpe em 1992.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação