MARROCOS

Como é a operação de resgate de menino preso em poço há 5 dias

A operação de resgate do menino Rayan, de 5 anos, está em seu quarto dia e se aproxima do fim

BBC
BBC Geral
postado em 05/02/2022 16:39
Um buraco lateral foi cavado
AFP
Um buraco lateral foi cavado verticalmente para chegar ao menino

A operação de resgate do menino Rayan, de 5 anos, que está preso em um poço no Marrocos, está em seu quarto dia e se aproxima do fim, segundo bombeiros e socorristas que atendem à ocorrência.

Rayan caiu em um poço de 32 metros (o equivalente a 10 andares) na terça (1º), e o resgate começou oficialmente no dia seguinte. Entenda como está sendo feita a operação.

Pessoas aguardam ansiosas o resgate de Rayan
AFP
Pessoas aguardam ansiosas o resgate de Rayan

Poço estreito

O poço onde Rayan está tem 45 cm de largura na abertura, mas se torna mais estreito em trechos de sua extensão. Não é possível para os bombeiros descerem pela abertura existente, mas eles estão descendo água, comida e oxigênio por ela. Uma câmera também foi descida por essa abertura para observar a situação da criança.

Para o resgate e retirada do menino do local, os bombeiros cavaram um túnel vertical paralelo ao poço, que foi reforçado com uma tubulação de aço para evitar desmoronamento. As autoridades correm contra o tempo porque as temperaturas na região podem ser fatais no inverno.

Dificuldades do terreno fizeram o resgate demorar vários dias
AFP
Dificuldades do terreno fizeram o resgate demorar vários dias

Os riscos de segurança e a dificuldade do terreno fizeram com que a escavação demorasse três dias. No momento, no quarto dia, a profundidade necessária já foi atingida e os bombeiros cavam um túnel horizontal para chegar até a criança. Para evitar deslizamentos, a escavação está sendo feita com pás e com as mãos - este é o momento mais delicado da operação.

A operação envolve especialistas em engenharia topográfica, dezenas de bombeiros e socorristas.

Os pais do menino aguardam na superfície. Uma ambulância e um helicóptero também já estão no local para prestar socorro o mais rápido possível assim que ele foi retirado do local.

A operação tem mobilizado o país e centenas de pessoas observam o resgate.

A última atualização do estado de saúde de Rayan foi feita pelo comitê que supervisiona o resgate às 13h deste sábado (5). Ele está vivo, recebendo suprimentos de oxigênio, mas está com alguns ferimentos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC