Diplomacia

Macron diz que é 'possível avançar nas negociações' de paz com a Rússia

Tanto Zelensky quanto o presidente russo, Vladimir Putin, com quem Macron se reuniu na segunda-feira, disseram que continuam comprometidos com os acordos de paz de Minsk de 2015

Agência France-Presse
postado em 08/02/2022 12:21
 (crédito: Sergei SUPINSKY / AFP)
(crédito: Sergei SUPINSKY / AFP)

Kiev, Ucrânia | O presidente francês, Emmanuel Macron, disse na terça-feira (8) que é possível "avançar nas negociações" de paz com a Rússia e a Ucrânia, após conversas com os líderes de ambos os países.

"Agora é possível avançar nas negociações" entre Rússia e Ucrânia, disse ele após conversas em Kiev com o presidente Volodimir Zelensky.

Tanto Zelensky quanto o presidente russo, Vladimir Putin, com quem Macron se reuniu na segunda-feira, disseram que continuam comprometidos com os acordos de paz de Minsk de 2015 sobre os conflitos separatistas do país, disse o líder francês.

Macron afirmou que também vê possibilidades de reduzir as tensões entre a Rússia e o Ocidente devido à concentração militar de Moscou nas fronteiras da Ucrânia.

"De minha parte, acredito que existam soluções concretas e práticas que nos permitem avançar", disse o chefe de Estado francês.

Ele ainda afirmou que ninguém era "espirituoso o suficiente" para acreditar que as tensões não estavam ligadas ao envio de tropas russas, chamando-as de "sem precedentes".

"Ao adotar esta postura ameaçadora, a Rússia decidiu pressionar a comunidade internacional (...) Não podemos subestimar o momento de tensão que vivemos", pontuou.

"Não podemos resolver esta crise em poucas horas de negociações", disse ele. "Serão os dias, as semanas e os próximos meses que nos permitirão avançar", completou o líder europeu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação