Pandemia

Estados dos EUA deixarão de exigir máscara em ambientes fechados

O uso da máscara deu origem a uma batalha política no país entre governadores democratas, que decretaram o uso obrigatório dela contra o coronavírus, enquanto as autoridades republicanas rejeitaram

Agência France-Presse
postado em 08/02/2022 15:45
 (crédito: Kena Betancur / AFP)
(crédito: Kena Betancur / AFP)

Nova York, Estados Unidos | Vários estados governados por democratas nos Estados Unidos anunciaram que deixarão de exigir o uso de máscaras em ambientes fechados e escolas devido à queda nos casos de coronavírus. A medida segue uma tendência que começa a considerar a covid-19 como parte do cotidiano.

O uso da máscara deu origem a uma batalha política nos Estados Unidos entre governadores democratas, que decretaram o uso obrigatório dela como medida de proteção contra o coronavírus, enquanto as autoridades republicanas de estados como Texas ou Flórida o rejeitaram.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou na segunda-feira que, a partir de 15 de fevereiro, as pessoas vacinadas não precisarão mais usar máscaras em ambientes fechados. "Os casos na Califórnia caíram 65% desde o pico da onda ômicron. As hospitalizações se estabilizaram no estado", tuitou Newsom.

Ao contrário, "pessoas não vacinadas terão que usar máscaras dentro de casa. Vacine-se. Tome sua dose de reforço", acrescentou.

O anúncio de Newsom ocorre depois que o governador democrata de Nova Jersey, Phil Murphy, anunciou que, a partir de 7 de março, não será mais obrigatório o uso de máscaras nas escolas para alunos e funcionários.

"Não é uma declaração de vitória, mas o reconhecimento de que com responsabilidade, podemos conviver com isso", ao se referir ao coronavírus.

Em Connecticut, o governador Ned Lamont recomenda que as administrações escolares parem de exigir o uso da máscara a partir de 28 de fevereiro.

O governador de Delaware, John Carney, anunciou que a obrigação do uso de máscara nos ambientes internos terminará na sexta-feira, mas as escolas devem esperar até 31 de março para implementarem a flexibilização. "Estamos em uma situação muito melhor do que há algumas semanas", escreveu ele no Twitter.

No Oregon, a governadora Kate Brown tuitou que “retirará” a exigência de máscara até 31 de março.

Em Nova York, epicentro da pandemia na primavera de 2020, as autoridades ainda não anunciaram planos para deixar a obrigatoriedade de uso de máscara.

Recomendações

Essa sequência de decisões mostra a disparidade de regras sobre o uso de máscaras vigentes em um país altamente federalizado.

No entanto, as autoridades deixam as escolas livres para decidir o que consideram necessário.

As decisões dos governos estaduais não estão em sintonia com as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC),seguidas pelo governo Joe Biden.

Os CDC recomendam que as pessoas vacinadas usem máscara em ambientes fechados se estiverem “em uma área significativa ou de alta transmissão”.

Nesse sentido, exigem o uso de máscara em aviões, ônibus e trens e outras formas de transporte dentro e fora dos Estados Unidos, além de estações e aeroportos.

Os Estados Unidos registram diariamente cerca de 73 mil casos de covid-19. No início de janeiro, este número era 800 mil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação