Crise na Ucrânia

Biden pede que cidadãos americanos deixem Ucrânia

o Departamento de Estado americano emitiu um comunicado dizendo que "não será possível retirar cidadãos americanos se houver uma ação russa em qualquer lugar da Ucrânia"

AFP
postado em 10/02/2022 22:02 / atualizado em 10/02/2022 22:07
 (crédito: Mandel Ngan/AFP)
(crédito: Mandel Ngan/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta quinta-feira (10/2) que os cidadãos americanos deixem imediatamente a Ucrânia diante de uma possível invasão russa.

"Os cidadãos americanos devem sair agora", declarou Biden em entrevista à NBC News. "Estamos lidando com um dos maiores exércitos do mundo", alertou o presidente.

Segundo a NBC News, Lester Holt, apresentador do jornal, perguntou a Biden se havia algum cenário que poderia levá-lo a enviar tropas para resgatar americanos em fuga. Para o questionamento, o presidente norte-americano garantiu que não existe essa possibilidade. "Não há. Há uma guerra mundial quando os americanos e a Rússia começam a atirar um contra o outro", garantiu Biden, que acrescentou: "estamos em um mundo muito diferente de antes". 

A declaração foi divulgada no dia em que a Rússia e a Bielorrússia iniciaram grandes exercícios militares em solo bielorrusso, no momento em que Moscou e países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) trocam acusações sobre a suposta iminência de uma invasão russa à Ucrânia. Por isso, militares ucranianos também realizam suas próprias manobras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação