EUA

EUA criticam proposta russa de reconhecer independência de regiões na Ucrânia

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, criticou uma proposta da Duma, que visa reconhecer Donetsk e Luhansk

Agência Estado
postado em 16/02/2022 14:23 / atualizado em 16/02/2022 14:23
 (crédito: Brendan Smialowski/AFP)
(crédito: Brendan Smialowski/AFP)

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, criticou uma proposta da Duma, o órgão legislativo da Rússia, que visa reconhecer Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, como repúblicas independentes. A resolução deve ser enviada ao presidente russo, Vladimir Putin, que precisa conceder aval ao texto.

Para Blinken, a medida seria contrária ao chamado acordo de Minsk, firmado em 2014 por autoridades russas e ucranianas para encerrar a guerra na região.

"A promulgação desta resolução prejudicaria ainda mais a soberania e a integridade territorial da Ucrânia e constituiria uma violação grosseira do direito internacional", disse ele, em comunicado.

O chefe da diplomacia norte-americana afirmou ainda que os planos lançariam dúvidas sobre o comprometimento de Moscou em alcançar uma "solução pacífica" e demandariam uma "rápida e firme resposta dos EUA em completa coordenação com nossos aliados e parceiros".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.